Notícias

Matérias Especiais

Conheçam um pouco mais sobre o Sarmiento de Resistencia, adversário do Racing na Copa Argentina 2018

733d7215-6e2d-477a-b748-41f1d08c4889

Tradicional em terras chaqueñas, o Sarmiento de Resistencia estará presente na Copa Argentina 2018 e enfrentará seu último algoz, La Academia

O Club Atlético Sarmiento foi fundado na cidade  Chaquenha de Resistencia, em 24 de Setembro de 1910. O fato do clube ter sido fundado nessa data e sem o antecedente de qualquer outra instituição anteriormente fundada no território do Chaco, fez dele o dono do título de “Decano do futebol e do esporte Chaquenho”, já que foi o primeiro centro esportivo fundado na província. A importância deste fato é tamanha que nesse mesmo dia da fundação do clube se celebra o ‘Día del Deporte Chaqueño’, criado pela lei 1.238/01, do governo da provincia do Chaco. Inicialmente foi batizado com o nome “Centro Juvenil Alborada”, posteriormente o nome foi rebatizado “Centro Cultural y Deportivo Sarmiento”, logo depois assumindo o nome atual. Manda seus jogos no Estádio Centenário de Resistencia, que foi inaugurado em 25 de Maio de 2011 e possui uma capacidade de abrigar 25.000 pessoas e sua primeira partida disputada foi um amistoso entre as seleções argentina e paraguaia, sendo vencido por 4-2 pelos Hermanos.

Atualmente o clube milita no Torneo Federal A, equivalente àterceira divisão nacional. Historicamente, ‘El Decano’ sempre militou nas divisões inferiores do futebol argentino. A única vez que a equipe disputou a primeira divisão foi em 1977, na ocasião não conseguiu se classificar para as fases seguintes. Já no tocantea copas nacionais, a melhor campanha dos chaquenhos foi em 1944, quando chegou às semifinais da Copa de La Republica(Embrião da atual Copa Argentina), sendo eliminado nas semifinais pelo clube que viria a ser o campeão, o San Martín de Tucumán. A última campanha de destaque nas copas foi em 2012 quando chegou às oitavas de final, eliminando no caminho o Arsenal de Sarandí (era o líder do campeonato argentino naquele ano e que se consagrou campeão). Mas não suportou o tradicional Racing e foi derrotado por 2-0, sendo eliminado do torneio. Desde então, participou de todas as edições, com exceção de 2015-16.

 Atualmente, a equipe se classificou em primeiro na Zona 4 do Torneo Federal A, com uma excelente campanha, acumulando 10 vitórias, 7 empates e apenas 1 derrota, fechando a primeira fase com 37 pontos, seis a mais do que o seu grande arquirrival histórico o CA Chaco For Ever. Na segunda fase no entanto, terminou apenas na sexta posição com 9 pontos(2v, 3e 2d) ainda assim está nas fases finais do campeonato, onde nos dias 1 e 8 de Abril enfrenta o Ferro Carril Oeste de General Pico em jogos de ida e volta, sonhando com o acesso. A AFA ainda não determinou a data, hora e local da partida contra o Racing pela fase 32 avos de final da Copa Argentina 2018.

Deixe uma resposta