Com uma semana de atraso, chega ao fim a quinta rodada do Torneio Apertura
Rodada foi suspensa no fim de semana passado por conta de episódios de ameaças contra a arbitragem
A violência no futebol é um câncer. E no Uruguai ela também está presente. Depois de uma semana de atraso devido a ameaça contra a arbitragem na partida entre Danubio e Peñarol, e na prévia do jogo entre Nacional e Montevideo City Torque, a quinta rodada do teve fim somente neste fim de semana. A seguir, comentários sobre os jogos da rodada e as consequências de cada partida para a tabela de classificação e futuro dos clubes.
04/03: Maldonado 1×0 Liverpool: A partida que abriu a rodada foi a do líder do campeonato. Ignacio Rodríguez contra marcou para o Maldonado. Terceira vitória consecutiva dos comandados por Francisco Palladino, técnico de 39 anos que acaba de completar três anos de clube. Na primeira divisão uruguaia, somente Danielo Nuñez (Cerro Largo) está há mais tempo no comando de um clube. O líder Maldonado tem doze pontos e o sexto colocado Liverpool, sete.
05/03: River Plate 1×1 Cerro Largo: No primeiro tempo, Horacio Salaberry abriu o placar para o River Plate. No segundo, o argentino Augusto Max deixou tudo igual. O River é o quinto com oito pontos e o Cerro Largo é o último com dois. As duas equipes têm duelo decisivo pela Sul-Americana no meio da semana.
05/03: Danubio 0x1 Peñarol: Rubén Bentancourt deu a vitória ao Peñarol no último minuto, depois de um pênalti polêmico marcado pela arbitragem. O Peñarol teve muitas dificuldades na construção das jogadas e o Danubio não soube aproveitar as oportunidades que teve. Segunda vitória consecutiva do Aurinegro, que está em sétimo lugar com sete pontos. O Danubio é o quarto colocado, com nove.
11/03: Cerrito 2X1 Rentistas: Michael Sosa e Facundo Rodriguez marcaram para o Cerrito. Luis Acevedo, de pênalti, diminuiu para o Rentistas. Segunda vitória seguida do Cerrito em clássicos, a última também havia sido por 2 a 1. Na tabela de classificação do Apertura, as equipes estão juntas: O Rentistas é o décimo com seis pontos, e com a mesma pontuação, o Cerrito é o décimo primeiro.
12/03: Fénix 0x2 Boston River: Leonard Costa e Bruno Braja, que entraram durante o jogo, foram os autores dos gols que deram a vitória para o Boston River. Foi a terceira vitória consecutiva do El Sastre. O Boston River é o terceiro com dez pontos. O Fénix estacionou na oitava posição, com sete pontos.
12/03: Defensor Sporting 0x0 Plaza Colonia: O Defensor empatou sem gols na estreia do técnico Marcelo Méndez. El Tuerto é o décimo quinto com quatro pontos e o Plaza Colonia, o nono, com seis.
13/03: Albion 1×1 Wanderers: O Albion saiu na frente com um gol de Pablo Neris. Depois de pressionar muito, o Wanderers empatou com Mauro Méndez. Jogo bom, mas o empate atrapalhou as duas equipes. El Pionero é o décimo quarto com cinco pontos e El Bohemio, o segundo, com onze.