Com gol no fim, Celtic conquista bi da Copa da Escócia
Celtic marca no fim, vence clássico contra o Rangers e conquista dobradinha na Escócia
Em jogo único da final da Copa da Escócia 2023/2024, o Celtic derrotou o Rangers, pelo placar de 1 a 0, no estádio Hampden Park, em Glasgow.
O clássico foi tenso, com poucas finalizações no alvo e muitas faltas. O Celtic chegou a ter quase 70% de posse (terminou com 64%), mas nenhuma das equipes conseguia criar boas chances.
O Rangers chegou a marcar, aos 13 minutos do segundo tempo. O inglês James Tavernier cobrou escanteio e o senegalês Abdallah Sima, que havia entrado no intervalo, mandou de joelho para as redes. Contudo, corretamente, o VAR avisou o árbitro de um empurrão no goleiro inglês Joe Hart.
Aos 44 minutos, dois jogadores que começaram no banco apareceram e decidiram o duelo. O português Paulo Bernardo chutou de fora da área, o goleiro inglês Jack Butland espalmou para frente e o irlandês Adam Idah não desperdiçou o rebote.
Assim, o Celtic, campeão também da liga escocesa na temporada, conquistou a dobradinha. É o seu 42º título na história da Copa da Escócia, o segundo seguido. O Rangers também foi vice-campeão do Campeonato Escocês 2023/2024 e continua com 34 canecos no torneio mata-mata. A última vez que o Celtic havia sido campeão em cima do Rangers na Copa foi em 1988/1989.
Campanha do campeão: 5 x 0 Buckie Thistle, 2 x 0 Saint Mirren, 4 x 2 Livingston, 3 x 3 Aberdeen (6 x 5 nos pênaltis) e 1 x 0 Rangers.