Com brasileiro goleador, Petro de Luanda conquista o bi angolano

Petro de Luanda venceu fora e ainda viu o vice-líder ser derrotado também como visitante

A edição 2022/2023 do “Girabola”, nome oficial do Campeonato Angolano de Futebol, teve a sua 29ª e penúltima rodada realizada, com destaque para o líder Petro de Luanda, que derrotou o Interclube pelo placar de 2 a 0 e sagrou-se bicampeão nacional com uma rodada de antecedência.

Mesmo jogando fora de casa, no Estádio 22 de Junho, o time tricolor foi mais forte que o adversário, que não conseguiu fazer frente e acabou derrotado com os gols de Kinito e do brasileiro Tiago Azulão (pênalti), resultado que levou o Petro de Luanda aos 69 pontos ganhos.

Para melhorar, o rival 1º de Agosto ainda perdeu, também como visitante, para o Wiliete, por 1 a 0, gol de Nelito, deixando os militares ainda com 60 pontos somados, sem qualquer chance de alcançar o time comandado por Alexandre Santos. Maior vencedor da história, o Petro de Luanda ergueu pela 17ª vez o título de campeão do Girabola, proeza que começou em 1982, com o finado treinador brasileiro António Clemente.

Técnico português consegue levar Petro de Luanda ao bicampeonato

A  aposta da direção do Petro de Luanda no português Alexandre Santos mostrou-se mais uma vez muito acertada. Se havia dúvidas em relação à competência do treinador que venceu o campeonato no seu primeiro ano à frente dos tricolores, tais incertezas foram dissipadas.

Alexandre Santos chegou à Angola no dia 23 de agosto de 2021 e tem superado as expectativas dos sócios, torcedores e dirigentes do clube tricolor. Dois anos e dois campeonatos ganhos é o saldo do português, que na temporada anterior colocou um “basta” no jejum do Petro de Luanda, de 12 anos sem vencer a principal competição futebolística nacional.

Antes de aportar em solo angolano, o antigo adjunto de José Peseiro e de Rui Barros no FC Porto trabalhou como técnico principal nas equipes do Alverca, Sporting (Sub-23), Estoril (Sub-23) e Real SC. Como adjunto prestou serviço nas esquipas do SM Caem, Sharjah FC, Sport Clube Braga (duas vezes), FC Porto, Al Ahlv, Al-Wahda FC, Arábia Saudita e CF Estrela.

Brasileiro alcança um feito no campeonato

O brasileiro Tiago Azulão já é uma lenda no Girabola. O atacante do Petro de Luanda, que promete jogar mais uma temporada no tricolor, acaba por protagonizar um feito na principal competição do futebol nacional: conquistou a “bota de ouro” pela quinta vez na história do campeonato.

Tiago Azulão chegou à marca de 20 gols. Como o Petro folgará na última rodada, ele ainda pode ser ultrapassado por Kaporal, da Académica do Lobito, que soma cinco tentos a menos, mas é bastante improvável. Tiago Azulão, cujo nome de registro é Tiago Lima Leal, é natural de São Paulo, nascido em 26 de maio de 1988. Ele foi artilheiro do Girabola nas edições de 2017, 2018, 2020-2021 e 2021-2022.

Imagem: Site oficial do Girabola

Esportes Mais

Esportes Mais no Facebook

Esportes Mais no Twitter

Compartilhe

Deixe um comentário

Publicidade
Relacionados
Liga dos Campeões da África
Ida da final da Liga dos Campeões da África tem gol brasileiro
nydhuwiguezrfbrmgtwj
Copa US Open tem oitavas de final definidas
ca9ae155-4f66-4883-8fde-21b9c7cd901b
Al-Ahli conquista título da Liga dos Campeões da Ásia
gsajnruwhwsvgkxykenp
Vancouver Whitecaps x Cruz Azul na final da Copa dos Campeões da Concacaf
Categorias
Publicidade

Basquete

Beach Soccer

Fórmula 1

Futebol

Futsal

Games

Especiais

NFL

Seleção

Tênis

UFC

Vôlei