
Campeonato Brasileiro da Série D tem vários classificados ao mata-mata, restando ainda duas rodadas para o fim da fase de grupos
Chegou ao fim, nessa segunda-feira (25), a oitava e antepenúltima rodada da primeira fase do Campeonato Brasileiro da Série D. A competição não tem mais time com 100% de aproveitamento desde a quinta (última) rodada do turno.
Com 96 participantes, eram cinco os clubes que ainda não haviam perdido na competição. Nessa jornada, todos continuaram invictos: XV de Piracicaba-SP (1 x 1 Velo Clube-SP), Iguatu-CE (1 x 1 Iape-MA), Gama-DF (4 x 0 Primavera-MT), Guaporé-RO (4 x 0 Humaitá-AC) e Manauara-AM (1 x 1 Manaus-AM).
Já o Humaitá-AC continua sem conseguir pontuar (oito derrotas consecutivas). Além disso, tem a pior defesa, vazada 33 vezes, e sofreu a maior goleada da competição: 0 x 7 diante do Araguaína-TO, em plena Arena da Floresta, em Rio Branco, na sexta rodada (primeira do returno). Por outro lado, o Araguaína tem o melhor ataque, com 20 tentos anotados. Ao final das dez rodadas, os quatro primeiros colocados de cada um dos 16 grupos avançarão ao mata-mata.
Veja os primeiros colocados em cada grupo da Série D
Nacional-AM e Manauara-AM dividem a liderança do Grupo 1, com 16 pontos ganhos, ambos já classificados. No 2, o Guaporé-RO segue na ponta isolada, com 18 pontos somados, ficando três à frente do Araguaína-TO. No 3, o Gama-DF, com 22 pontos ganhos, já assegurou o primeiro lugar. Aparecidense-GO, Primavera-MT e Luverdense-MT, com 11, dividem a vice-liderança. O Capital-DF continua líder do Grupo 4, com 17 pontos somados, dois a mais que o Goiatuba-GO. O Corujão é mais um já com um lugar assegurado na mata-mata.
O Grupo 5 tem o Trem-AP ainda na liderança, com 17 pontos ganhos, e já garantido na próxima fase. São dois de vantagem para o Águia-PA. Outro já classificado, o Iguatu-CE, com 16 pontos somados, continua na liderança do Grupo 6, três a mais que o Maracanã-CE. O Ferroviário-CE, já com um lugar no mata-mata, disparou na ponta no Gupo 7, com 17 pontos, abrindo quatro para o Fluminense-PI. No 8, o ABC-RN manteve a liderança isolada, com 17 pontos ganhos, dois a mais que o rival América-RN, e assegurou presença na segunda fase.
Vários grupos tiveram mudança de líder na Série D
O Grupo 9 tem o Treze-PB (um jogo a menos) como novo líder, com 16 pontos ganhos, dois a mais que o Sergipe. Ambos estão garantidos no mata-mata. O 10 tem como líder o CSA-AL, com 17 pontos ganhos, três a mais que o ASA-AL. O Azulão do Mutange é mais um com vaga certa na segunda fase. O 11 traz o Uberlândia-MG em primeiro, com 17, cinco à frente de Betim-MG e Crac-GO. O Verdão do Triângulo Mineiro também está garantido no mata-mata. No grupo mais equilibrado de todos, com 13 pontos somados, o Vitória-ES pulou para a ponta, ficando ao lado da Democrata de Governador Valadares-MG (leva a melhor no saldo) e da Tombense-MG (leva a melhor no número de vitórias). Porto-BA e Rio Branco-ES estão com dez pontos.
No 13, com 15 pontos ganhos, a Portuguesa-SP assumiu a liderança e já garantiu um lugar no mata-mata. O Água Santa-SP é o vice-líder, com 14. O XV de Piracicaba-SP, já classificado, disparou ainda mais na ponta do Grupo 14, com 16 pontos, cinco a mais que o Noroeste-SP. O FC Cascavel-PR, com 14 pontos ganhos, é o novo líder do 15, ficando um à frente do Santa Catarina-SC. No 16, o Blumenau-SC é o novo lider, com 16 pontos ganhos, um a mais que o Marcílio Dias-SC, ambos assegurados na segunda fase.
Leia+