Chelsea: um vencedor anunciado da Conference League da UEFA?
Foto: Simon Reza /usplash.com
Chelsea surge como um dos favoritos na Conference League da UEFA
O início 100% vitorioso do Chelsea na Conference League desta temporada tem sido interessante de assistir, mas não é uma grande surpresa: o elenco dos Blues é o mais caro da competição.
Mesmo com Enzo Maresca jogando em um segundo time na Europa, o Chelsea venceu tudo que viu pela frente, a ponto de muitos especialistas se perguntarem quem exatamente pode impedi-los de colocar as mãos no troféu.
Continue lendo para conhecer os principais desafios dos Blues e como uma vitória na competição pode estimulá-los a alcançar objetivos maiores na próxima temporada.
Panathinaikos
Após sofrer a tragédia impensável de perder o atacante George Baldock no início de outubro, o Panathinaikos lutou para se firmar na Conference League. No entanto, eles terminaram a fase de grupos em alta, vencendo seus últimos três jogos e se classificando para os play-offs.
Eles precisarão superar o time islandês do Víkingur Reykjavik em uma repescagem de duas mãos, mas se conseguirem (e são grandes favoritos), poderão criar um ou dois problemas para o Chelsea caso enfrentem as eliminatórias.
O talismã Andraž Šporar está em ótima forma, enquanto a defesa aprimorada do time, que não sofreu gols em três partidas consecutivas nos últimos três jogos do grupo, tem uma chance de manter o ataque das superestrelas do Chelsea sob controle.
Dito isso, os Blues realmente devem ter muita vantagem sobre o Panathinaikos e qualquer vitória do time grego seria um grande choque.
Fiorentina
A Fiorentina parecia ter se fortalecido cada vez mais no início da temporada, vencendo nove dos primeiros 14 jogos do campeonato, incluindo uma sequência de oito vitórias consecutivas do início de outubro a dezembro.
Desde então, eles sofreram uma queda de desempenho, mas ainda têm poder de fogo para prejudicar o Chelsea, com o ex-astro do Everton, Moise Kean, tendo uma temporada prolífica.
O desempenho deles na Conference League tem sido sólido, embora nada espetacular, tendo como ápice uma goleada por 7-0 sobre o time austríaco LASK e marcado pela derrota por 2-1 para o APOEL.
Se a Fiorentina quiser imitar a rival italiana Roma e ganhar o troféu, eles precisarão estar no topo do seu jogo para derrotar os Blues, mas eles provaram que podem derrotar qualquer time em um dia bom.
Bétis
O Real Betis está tendo um momento misto nesta temporada, tanto na Europa quanto em casa, na Espanha. Os andaluzes já perderam duas vezes na Europa, incluindo para os tchecos Mladá Boleslav, e apostar neles para vencer o Chelsea no mano a mano dificilmente se qualificaria como um caso de jogo responsável.
No entanto, há esperança para os espanhóis e perigo para os Blues. O Bétis construiu um formidável histórico em casa ao longo dos anos, o que representa uma ameaça para a maioria dos times visitantes. Se eles enfrentassem o Chelsea, o time inglês precisaria manter a partida de volta firme, antes de terminar o trabalho em Londres.
Os perigosos Giovanni Lo Celso (ex-Spurs) e Vitor Roque são difíceis de encontrar na maioria dos times da La Liga e podem dar trabalho à defesa do Chelsea.
Vitória de Guimarães
Por fim, é fácil ignorar o Guimarães como candidato ao troféu, mas eles fizeram um bom trabalho em seus seis jogos da fase de grupos até agora, ficando invictos e vencendo quatro deles.
O trio Silvas (Manu, Gustavo e Tiago) liderou o ataque, marcando cinco gols entre eles e ajudando-os a chegar ao segundo lugar, logo atrás do Chelsea. No entanto, eles também parecem vulneráveis na defesa, não conseguindo manter o placar inviolável na competição até agora.
Caso o Chelsea os enfrente, a partida de volta será difícil com o barulhento Estádio D. Afonso Henriques apoiando-os, mas, como a maioria dos times portugueses, o Vitória não viaja bem e provavelmente tentará limitar os danos em Stamford Bridge.
Vencedores de edições anteriores
O gigante italiano Roma, e seu enigmático técnico José Mourinho, foram o primeiro time a colocar as mãos no mais novo troféu da Europa em 2023, quando derrotaram o holandês Feyenoord em uma final inaugural muito disputada. Eles foram para coisas maiores na temporada seguinte, com uma corrida até a final da Liga Europa, onde perderam dolorosamente para o Sevilla nos pênaltis.
Na temporada seguinte, o rival londrino do Chelsea, West Ham, conquistou seu primeiro troféu europeu ao vencer a Fiorentina por 2-1 na final. Os Hammers também se saíram bem na Liga Europa na temporada seguinte, mas foram eliminados nas quartas de final pelo Bayer Leverkusen em duas partidas.
O Olympiacos é o atual detentor do título, derrotando o favorito Aston Vila nas semifinais antes de superar a perene finalista Fiorentina nas finais. Este ano, eles devem navegar por uma rodada de play-off para chegar às eliminatórias da Liga Europa.
Se o Chelsea vencer a Conference League desta temporada, então eles podem ter adversário mais fortes para defrontar noutras competições da UEFA. Como um dos favoritos da Premier League, o futebol da Champions League pode finalmente estar nas cartas, o que significa que sua vaga na Europa iria para o time abaixo deles na tabela.
Ainda assim, um troféu seria bom para os fãs de Stamford Bridge, que tiveram que suportar algumas temporadas difíceis.