Céu e inferno: Corinthians e Oeste duelam pela última rodada do Paulistão
Legenda: Gil e companheiros, do Corinthians, comemorando gol Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians
Apesar de parceiros, Timão e Onça de Barueri tem objetivos diferentes no último confronto da primeira fase do Paulistão
Buscando salvar este início de temporada, Corinthians e Oeste se enfrentarão neste domingo (26), às 16h, na Arena Barueri, em duelo válido pela última rodada classificatória do Campeonato Paulista.
Se por um lado, o alvinegro do Parque São Jorge depende do seu arquirrival, São Paulo, vencer o Guarani para manter viva a esperança de classificação para as quartas de finais do estadual, a Onça precisa vencer o Corinthians para se manter na elite de São Paulo e, ainda, torcer para que nem Água Santa, Ituano, Botafogo e Ferroviária vençam seus jogos.
Após mais de quatro meses de paralisação do Paulistão, devido a pandemia causada pela Covid-19, as equipes estão retomando suas atividades nas partidas oficiais. No retorno da competição, na última quarta-feira (22), o Corinthians venceu o Palmeiras, no Derby, por 1 a 0, gol de Gil. Já o Oeste, acabou sendo derrotado, na quinta-feira (23), pela Inter de Limeira, por 2 a 1.
PARA CONQUISTAR A CLASSIFICAÇÃO
Para garantir a sua vaga na fase seguinte do Paulistão, o time de Thiago Nunes precisa torcer para a derrota do Bugre, diante do São Paulo, às 16h deste domingo, na Vila Belmiro, em Santos. Caso o resultado aconteça, o Timão precisará apenas vencer o Oeste. Porém, se o duelo na baixada santista terminar empatado, o alvinegro será obrigado a vencer por 2 ou mais gols de diferença.
Mas se o Guarani vencer o tricolor, não existirá mais chances de classificação para o clube da capital paulista.
SÓ POR UM MILAGRE
Diferente do Corinthians, que não corre mais riscos de rebaixamento para a Série A2 de 2021, o Oeste de Barueri, que ocupa a última posição da tabela de classificação do estadual, precisará conquistar o triunfo e torcer para uma combinação de resultados.
Vencendo o rival, o rubro-negro dependerá de um combo de derrotas para se manter na primeira divisão. Neste caso, a Ponte Preta ser derrotada pelo Mirassol e o Palmeiras vencer o Água Santa – com estes resultados acontecendo, o Oeste já se salva. Porém, caso a macaca e o Netuno conquistem as vitórias, o clube terá que contar com dois tropeços de três rivais diretos ao rebaixamento. O revés do Ituano diante do Santo André, do Botafogo contra o Red Bull Bragantino ou da Ferroviária, em casa, contra a Inter de Limeira.
Se os resultados necessários não acontecerem, o Oeste retornará para a segunda divisão depois de dois anos. A última participação na A2 foi em 2018, ano em que conquistou o acesso e foi vice-campeão.