Campeonato Carioca: entenda a importância da última rodada
(Foto: Divulgação / FFERJ)
A última rodada define o destino de todos os clubes cariocas
A 6º rodada da Taça Rio da Campeonato Carioca tem seis jogos e todos decisivos para os destinos dos clubes.
Os quatro primeiros avançam a semifinal da Taça Rio. Os últimos dois na classificação geral irão disputar a fase preliminar do Campeonato Carioca em 2019. Os que ficarem entre quinto e décimo lugar podem garantir vaga na Copa do Brasil 2019 e também na Série D 2018.
O Rio de Janeiro tem direito a 5 vagas na Copa do Brasil e 3 vagas no Brasileiro da Série D. Como o Macaé foi rebaixado na última edição do Campeonato Brasileiro da Série C, neste ano teremos 4 cariocas na Série D.
No caso da Copa do Brasil, Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco podem garantir vaga na Copa do Brasil pelo Brasileiro da série A. Por exemplo, se esses times se classificarem para a Libertadores ou forem campeões da Copa do Brasil neste ano, asseguram vaga direta nas oitavas-de-finais da Copa do Brasil e abrem espaço para os clubes que estão abaixo deles na tabela geral de classificação do Campeonato Carioca.
Classificação Taça Rio
Grupo B Grupo C
1: Vasco da Gama – 10 Pts 1: Fluminense – 13 Pts
2: Flamengo – 9 Pts 2: Portuguesa – 10 Pts
3: Cabofriense – 9 Pts 3: Botafogo – 10 Pts
4: Bangu – 5 Pts 4: Boavista – 6 Pts
5: Volta Redonda – 3 Pts 5: Macaé – 3 Pts
6: Nova Iguaçu – 1 Pt 6: Madureira – 1 Pt
6º Rodada da Taça Rio (última rodada)
18/03 – Dom – 16h – Cabofriense x Fluminense – Elcyr Resende
18/03 – Dom – 16h – Botafogo x Vasco da Gama – Nilton Santos
18/03 – Dom – 16h – Flamengo x Portuguesa – Kleber Andrade
18/03 – Dom – 16h – Nova Iguaçu x Macaé – Laranjão
18/03 – Dom – 16h – Volta Redonda x Boavista – Cidadania
18/03 – Dom – 16h – Bangu x Madureira – Moça Bonita
O que está em disputa na Taça Rio?
A disputa nessa parte da classificação fica para saber quem serão os dois primeiros de cada grupo que irão se classificar para a semifinal da competição.
No grupo B, Vasco, Flamengo e Cabofriense disputam duas vagas. No grupo C, Fluminense, Portuguesa e Botafogo disputam duas vagas. A vaga do Flu é praticamente certa, pois o clube está com uma diferença de 3 pontos para os demais e mesmo se perder, tem saldo de gols de +7 a frente do segundo colocado.
Classificação Geral
1: Flamengo – 22 Pts
2: Fluminense – 21 Pts
3: Botafogo – 19 Pts
4: Vasco da Gama – 17 Pts
5: Portuguesa – 16 Pts
6: Boavista – 15 Pts
7: Cabofriense – 13 Pts
8: Bangu – 13 Pts
9: Macaé – 9 Pts
10: Volta Redonda – 7 Pts
11: Nova Iguaçu – 6 Pts
12: Madureira – 5 Pts
13: Goytacaz – 9 Pts
14: Resende – 8 Pts
15: América – 7 Pts
16: Bonsucesso – 7 Pts
Qual é a importância da Classificação Geral?
(Foto: Divulgação / Gilvan de Souza/Flamengo)
Ao final da última rodada da Taça Rio, é definida a classificação geral, pois os jogos semifinais e finais da Taça Rio não valem pontos na classificação.
Fase final
O campeão da Taça Guanabara (Flamengo) já está garantido na semifinal do Campeonato Carioca e com a vantagem de empate. Caso o campeão da Taça Rio seja uma outra equipe, ela irá ter a vantagem do empate na semifinal do Campeonato Carioca, assim como o Flamengo.
Entre os campeões de turno, quem tiver melhor colocação na classificação geral enfrenta o quarto lugar, enquanto que o outro campeão enfrenta o terceiro lugar.
Caso o Flamengo também vença a Taça Rio, o clube Rubro-Negro garante vaga direta na final do Campeonato Carioca, que será disputada em jogo único e com a vantagem de empate para o Fla.
Nesse caso, o adversário do Flamengo sairia do confronto entre os outros 4 melhores colocados na classificação geral em duelos eliminatórios. O time que vencer esses 2 jogos eliminatórios enfrenta o Flamengo na final.
Copa do Brasil e Série D
Do 5º ao 10º lugar, todas as equipes brigam por vagas na Copa do Brasil e no Campeonato Brasileiro da Série D, seja por meio de classificação direta pelo Carioca, seja por classificação via Copa Rio.
Essa é a esperança de Portuguesa, Boavista, Cabofriense, Bangu, Macaé e Volta Redonda, que atualmente ocupam essas vagas, e a esperança de Nova Iguaçu e Madureira, que tentam fugir da fase preliminar do ano seguinte e brigar ainda por vaga nas competições nacionais.
Fuga da fase preliminar
Do 11º ao 14º lugar são as equipes que irão integrar a fase preliminar, a qual as quatro equipes jogam junto com as outras duas que subirem da Série B do Carioca em turno único. Todas as equipes se enfrentam e as duas primeiras avançam para disputar a Taça Guanabara e Taça Rio e as últimas quatro duelam para fugir do rebaixamento.
No caso atual da classificação, Goytacaz e Resende conseguiram se salvar no grupo X (grupo que define os rebaixados) e irão disputar a fase preliminar em 2019. Já as outras duas vagas da fase preliminar está entre Madureira, Nova Iguaçu, Volta Redonda e Macaé.
O 15º e o 16º já estão rebaixados para o Campeonato Carioca da Série B em 2018. Nesse caso, América e Bonsucesso são os rebaixados.