Vencedor da longínqua edição de 1919, Arenas de Getxo pegará clube presidido por Ronaldo Fenômeno
Na tarde desta quarta-feira (16), na sede da entidade, localizada na Ciudad del Fútbol de Las Rozas, a Real Federación Española de Fútbol (RFEF) realizou o sorteio da segunda fase da Copa do Rei da Espanha 2022/2023 e o Arenas de Getxo foi sorteado.
Antigo campeão terá clube da elite pela frente
Campeão do torneio na edição de 1919, o Arenas Getxo eliminou na primeira fase o Lugo, da Segunda Divisão, com um triunfo por 1 a 0, graças ao solitário gol de Iñigo Gomeza Nebreda, aos 30 minutos do segundo tempo.
Agora, na segunda fase, novamente em seu estádio, o Municipal de Gobela, o clube da cidade de Guecho, em Vizcaya, no País Vasco, terá pela frente o Valladolid, presidido pelo ex-jogador Ronaldo Fenômeno. A partida acontecerá entre os dias 20 e 22 de dezembro e haverá prorrogação em caso de empate e pênaltis, se necessário.
Os dois clubes nunca se enfrentaram em Copa, mas durante quatro temporadas entre 1940 e 1944, com um balanço de uma vitória, um empate e duas derrotas dos vascos em Gobela.
Clube basco vem bem na quarta divisão espanhola
Comandado pelo técnico Javier Olaizola, de 52 anos de idade, o Arenas tem um elenco enxuto no momento, com 24 atletas, todos nascidos na Espanha, e média de idade de apenas 22,7 anos.
Com 20 pontos ganhos, ocupa a vice-liderança do Grupo 2 da ‘Segunda RFEF’, nome oficial da quarta divisão do país, com seis vitórias, dois empates e duas derrotas, ficando atrás apenas do Sestao River. Após 34 rodadas (são 18 times), o primeiro colocado conseguirá o acesso direto à ‘Primera RFEF’ (terceira divisão). Do segundo ao quinto de todos os cinco grupos haverá disputa de dois play-offs, em campo neutro, em busca das cinco vagas restantes.
Arenas conquistou título inédito e histórico em 1919
Fundado em 1909, o Arenas de Getxo tem somente um título em sua história centenária, justamente a Copa do Rei conquistada há mais de um século atrás.
Aquela competição começou no dia 12 de abril de 1919 e terminou pouco mais de um mês depois, no dia 18 de maio. Nas quartas de final, o Arenas goleou o Racing de Madrid por 8 a 2 na ida, em casa (Getxo), perdeu por 2 a 0 fora, na volta (Madri), sendo necessária uma partida de desempate, novamente na capital, e que terminou com um triunfo por 3 a 0 dos visitantes.
Após empates por 2 a 2 na ida, em Vigo, e 1 a 1, na volta, em Gijón, o Real Vigo meteu 3 a 0 no Sporting de Gijón, em Santander. O Barcelona eliminou a Real Sociedad com duas vitórias: 6 x 0, em Barcelona, e 3 x 1, em San Sebastián. Já o Sevilla se classificou com a desistência do Águilas.
Nas semifinais, o Arenas bateu o Real Vigo por 2 a 0, na ida, fora de casa (Vigo), e aplicou uma goleada por 6 a 1 na volta, em seus domínios (Getxo).
Seu adversário na decisão foi o Barcelona, que ganhou duas vezes do Sevilla: 4 x 3, em Barcelona, na ida, e 3 x 0, em Madri, na volta.
A final foi realizada no estádio Martínez Campos, na capital espanhola. Sesúmaga abriu o placar aos 12 minutos. Viñals empatou aos 38 e Lakatos virou para o Barça, aos dez minutos do segundo tempo. Só que Sesúmaga, aos 35, balançou as redes novamente e levou a definição do campeão para a prorrogação. Aos seis minutos do primeiro tempo, hat-trick de Sesúmaga. Na etapa final, Peña, aos 16, ampliou, e Ibaibarriaga, aos 19 minutos, decretou a goleada.
Artilheiro do torneio, com dez gols marcados, Félix Sesúmaga em seguida se transferiria para o próprio Barcelona, onde também foi campeão da Copa do Rei, em 1920, mesmo ano em que participou dos Jogos Olímpicos de Antuérpia com a seleção espanhola.
Foto: https://arenasclub.com/el-real-valladolid-sera-el-rival-en-la-segunda-ronda-de-copa-del-rey/