Brasil é derrotado para a França e pode perder Maurício Borges

 Brasil é derrotado para a França e pode perder Maurício Borges

Em jogão de 5 sets, França vence Brasil e no outro grupo a Rússia venceu a Polônia

(Foto: Divulgação / FIVB)

França 3×2 Brasil

Em jogaço, os donos da casa venceram a seleção brasileira por 3×2 sets, parciais de 22×25 / 25×20 / 21×25 / 25×22 / 15×13. O destaque do jogo foi o oposto Stephen Boyer, que mais uma vez teve uma grande atuação. Pelo lado brasileiro Wallace foi o maior pontuador.

No primeiro set o Brasil contou com um Lucas Loh insipirado. O ponteiro definiu muitas bolas além de atuar muito bem na recepção. Do lado francês o ponteiro N´Gapeth fez 9 e cresceu principalmente no final do set. Com uma recepção complicada, as bolas não chegavam de Toniutti, e isso facilitou a defesa brasileira.

No segundo set houve a saída de Tillie, que jogou muito mal e nem voltou para a partida, e a entrada de Rossard, que equilibrou a recepção francesa e deu consistência para a virada de bola. Lucas Loh, que havia sido o principal jogador brasileiro, entrou mal no set e com isso o Brasil sentiu e foi derrotado.

O terceiro set parecia ir tudo muito bem. Maurício Borges indo bem no ataque, os centrais vindo para o jogo com a entrada perfeita de Maurício Souza no lugar de Isac, dois pontos de saque, Thales fazendo partida espetacular na defesa e Brasil com a vitória. Mas aí veio o susto, em um lance isolado, Maurício Borges torceu o joelho direito e teve que deixar a partida. Ainda não há a confirmação da gravidade da lesão.

No quarto set entrou Douglas no lugar de Maurício Borges. O saque francês entrou, a recepção começou a ter problemas, a bola parou de vir na mão dos levantadores brasileiro Bruninho e William, que se reversaram no período, e desequilibrou o time brasileiro. Stephen Boyer cresceu no jogo, virou muitas bolas no ataque e na reta final garantiu a vantagem francesa.

No quinto set parecia que a França iria levar fácil, mas o Brasil vendeu caro a derrota. O time francês chegou a abrir 4 pontos na frente na reta final do tie break, porém o Brasil foi buscar. O jogo chegou a ficar de 10×6 França para 14×13 eles. O Brasil pecou nos erros, principalmente de saque e saiu derrotado.

Rússia 3×1 Polônia

Os russos venceram os poloneses na partida de estreia da fase final da competição por 3×1 sets, com parciais de 25×18 / 25×23 / 22×25 / 25 x17 em 1h:56min de partida.

O duelo de opostos foi o que marcou a partida. O oposto russo Maksim Mikhailov fez 16 pontos na partida, enquanto que o oposto polonês Bartosz Kurek foi o maior pontuador da partida e fez 23 pontos, mas que não foram o suficiente para a vitória da Polônia.

No primeiro set o jogo era equilibrado até a primeira metade do set, mas com os muitos erros do time polonês, 9 ao total, e com um bom bloqueio russo ficou fácil da Rússia abrir vantagem com a boa atuação de Mikhailov e fechar a parcial com vantagem.

No segundo set o jogo foi muito mais equilibrado, até por conta da diminuição dos erros da Polônia. Porém, o saque russo fez toda a diferença e quebrou a boa recepção polonesa por diversas vezes. O ataque da Rússia com Dmitry Volkov e Mikhailov virou muitas bolas e garantiram mais uma parcial.

No terceiro set houve novo equilíbrio, mas desta vez quem levou foi a Polônia. Bartosz Kurek voou, o saque polonês começou a entrar e afetar a linha de passe da Rússia, que cometeu muitos erros. Sem vacilar na reta final, os poloneses fecharam o set.

No quarto set foi o que teve menos equilíbrio. Já no início do período os russos abriram vantagem com um saque muito bom e a desatenção na recepção polonesa. Depois foi só administrar a larga vantagem durante o set, que teve o ponteiro Volkov como destaque.

Na próxima rodada, nesta quinta (05), a Polônia irá enfrentar os Estados Unidos. Se não vencer, os poloneses já estarão eliminados. A Rússia folga e só volta a quadra na sexta (06) contra os norte americanos. Dependendo do resultado do jogo outro jogo, os russos podem entrar em quadra classificado e lutar apenas pela primeira posição.

 

Joao Pedro

Estudante de Jornalismo na Instituição IBMR Barra, Rio de Janeiro.

Related post

Leave a Reply