Boca Juniors x Fluminense decidem Libertadores no Maracanã

O Boca Juniors busca o hepta, enquanto o Fluminense quer sua primeira conquista de Libertadores

Neste sábado (04), às 17h, no Estádio do Maracanã, Boca Juniors x Fluminense decidem a maior competição da América do Sul. Em caso de empate, a partida irá para prorrogação. Persistindo o empate, a decisão será nos pênaltis. A Globo transmite a partida.

Histórico: Boca Juniors x Fluminense

Os Xeneizes tentam se tornar o maior campeão da história da Libertadores ao lado do Independiente. Com seis títulos e uma dominância nos anos 2000, chegando a ganhar quatro das setes disputas, o Boca não é campeão da competição desde 2007. Naquela ocasião, o hoje vice-presidente do clube, Juan Roman Riquelme, foi o “dono” da decisão. Na ida, Romam fez um gol. Na volta, fez dois. Os Bosteros venceram com o agregado por 5 a 0 contra o Grêmio.

Entre 2007 e 2023, o Boca disputou apenas mais duas finais. Em 2012 perdeu para o Corinthians e em 2018 para o seu maior rival, River Plate.

Por outro lado, o Fluminense chega a sua segunda final de Libertadores na história. Na sua primeira, em 2008, o Tricolor venceu a LDU por 3-1 no tempo normal após revés na ida, mas acabou sendo derrotado nos pênaltis e marcando uma geração de Tricolores. Na sua segunda final, o Estádio é o mesmo. O Maracanã, que foi algoz para o time do pó de arroz, mas dessa vez os Tricolores contam com o título dentro de sua casa.

As campanhas de Boca Juniors x Fluminense

O Boca teve uma fase de grupos com quatro vitórias, uma derrota e um empate. Fez 9 gols e sofreu dois. Terminou a primeira fase como líder, 13 pontos conquistados.

No mata-mata, o Boca chegou a final sem vencer uma partida no tempo normal. Empatou em 0-0 na ida com o Nacional e na volta por 2-2, venceu nos pênaltis. Empatou os dois jogos com o Racing em 0-0 e venceu nos penais. Empatou com o Palmeiras por 0-0 na ida, 1-1 na volta e venceu nos penais. Se for campeão sem vencer no tempo normal ou na prorrogação, os bosteros vão ser a primeira equipe na história da Libertadores a não vencer no mata-mata.

Enquanto isso, o Fluminense teve uma pontuação menor que o Boca na fase de grupos e goleou o rival Xeneize, mas venceu mais jogos no mata-mata.

Na fase de grupos, foram três vitórias, duas derrotas e em empate. Foram 10 gols marcados e seis sofridos. 10 pontos conquistados. Detalhe, o Fluminense goleou o River Plate por 5-1 na fase de grupos.

Nas oitavas, o Fluminense empatou em 1-1 com o Argentino Juniors na ida e venceu na volta por 1-0. Nas quartas, 2-0 no Olimpía na ida e 3-1 na volta. Na semifinal, 1-1 com o Inter na ida e 2-1 para o Flu na volta.

Boca Juniors

O técnico Miguel Almiron tem um desfalque para a partida. O zagueiro Marcos Rojo foi expulso contra o Palmeiras, assim perdendo a chance de jogar a final. Valentini será o escolhido.

O principal jogador da equipe, Valentin Barco, não treinou no último trabalho feito na Argentina, mas em solo carioca participou normalmente dos treinamentos e está apto.

Fluminense

O técnico Fernando Diniz deverá ter o retorno da sua dupla de zaga titular. Nino e Felipe Melo tiveram problemas físicos, mas estão recuperados e aptos para jogar.

A única dúvida na equipe era entre Jhon Kennedy e Martinelli, mas Diniz deve escolher Martinelli e optar pelo 4-3-3. Marcelo, que vem sendo questionado na lateral esquerda pelos torcedores e imprensa, seguirá jogando na função.

O Fluminense contará com Cano, o argentino é artilheiro da Libertadores com 12 gols. No mata-mata, o artilheiro só não fez gol nos confrontos contra o Argentino Juniors.

Ficha técnica – Boca Juniors X Fluminense

Local: Estádio Maracanã, Rio de Janeiro, Brasil.

Horário: 17h00 (Brasília)

Árbitro: Rilman Rodon (COL)

Boca Juniors: Romero; Advíncula, Figal, Valentini; Fabra; Pol Fernandez, E.Fernandez, Medina, Barco; Merentiel e Cavani. Técnico: Miguel Almiron

Fluminense: Fábio, Samuel Xavier, Nino, Felipe Melo, Marcelo; André, Martinelli, Ganso; Árias, Keno e Cano. Técnico: Fernando Diniz.

Esportes Mais

Esportes Mais no Facebook

Compartilhe

Deixe um comentário

Publicidade
Relacionados
Leandro Paredes
Leandro Paredes está de volta ao Boca Juniors
Copa Venezuela
Copa Venezuela conhece os 16 participantes das oitavas
Copa Chile
Copa Chile define todos os confrontos das quartas
Vélez Sarsfield
Vélez Sarsfield é o campeão da Supercopa Internacional
Categorias
Publicidade

Basquete

Beach Soccer

Fórmula 1

Futebol

Futsal

Games

Especiais

NFL

Seleção

Tênis

UFC

Vôlei