Barcelona encara o Espanyol em mais um dérbi Catalão
Visando manter a liderança, Barça quer manter escrita conta velho rival
Após as festas de fim de ano, o Campeonato Espanhol volta com tudo neste final de semana. O tradicional clássico regional entre Espanyol e Barcelona terá um significado ainda mais especial desta vez. Os dois times vivem momentos completamente opostos na tabela de classificação. O Espanyol ocupa a 20ª colocação, com apenas 10 pontos, e convive com o fantasma do rebaiamento. Já o Barça é o 1º colocado, com 38 pontos conquistados, e mesmo empatando terá grandes chances de fechar o primeiro turno de La Liga na liderança. Ou seja, o Conrellà-El Prat será palco de um duelo de extremos.
BARCELONA DEFENDE TABU
O Barça não foi derrotado pelo Espanyol na década passada. Aliás, os pericos ainda não conseguiram vencer os blaugranas no novo estádio. A última vitória com o mando do Espanyol veio em 2007, no Estádio de Montjuic, utilizado nos Jogos Olímpicos de 1992. Rufete, Luis García e Tamudo foram os autores dos gols do time da casa naquela ocasião, em que o jogo terminou em 3×1.
No primeiro jogo do Barcelona em 2020, a expectativa também é de cautela. Tudo isso porque o atual campeão espanhol irá viajar para a Arábia Saudita e disputar a Supercopa da Espanha. Portanto, a atenção aos titulares será redobrada. Uma baixa já confirmada para a partida deste sábado (04/12) é a do goleiro Ter Stegen. O alemão sofreu lesão no joelho direito, sem prazo estipulado de retorno ao gol. O brasileiro Neto, ex-goleiro da Juventus, será seu substituto.
ABELARDO E PERSPECTIVAS PARA O ESPANYOL
Abelardo Fernández, ex-jogador e ídolo do Barcelona nos anos 90, foi escolhido para comandar o Espanyol. A partida diante do Barcelona será a sua primeira como técnico do clube azul e branco. Trata-se do terceiro treinador da equipe na temporada. A missão de reverter o quadro atual será complicada, até porque o Espanyol faz uma das piores campanhas da história da competição como mandante. Por outro lado, o time avançou para a fase 16 avos da Europa League e está na terceira fase da Copa do Rei.
O último rebaixamento do Espanyol se deu na temporada 1992/1993. A equipe retornou para a elite na temporada seguinte, e desde então, não voltou mais para a segunda divisão.
Ficha Técnica – Espanyol x Barcelona
Data: 04/02/2020
Hora: 17h, horário de Brasília
Local: Estádio Cornellà El-Prat
Onde assistir: ESPN Brasil
PROVÁVEIS ESCALAÇÕES
• Espanyol: Diego López; Davi López, Javi López e Espinosa; Roca, Victor Gómez, Vilá, Granero e Darder; Wu Lei e Calleri. Técnico: Abelardo Fernández
• Barcelona: Neto; Alba, Lenglet, Piqué e Sergi Roberto; Busquets, Rakitic e De Jong; Griezmann, Messi e Suárez. Técnico: Ernesto Valverde