A lesão que destruiu a carreira promissora de Ávine

Ávine é um dos caras mais idolatrados pela torcida do Bahia. O lateral foi revelado na base do clube, mas uma lesão e uma irresponsabilidade de um médico destruiu sua carreira

Ávine Júnior Cardoso, nasceu no dia 21 de fevereiro de 1988, em Aimorés, Minas Gerais. Mas foi em Salvador, no Bahia que o mineiro se destacou. O lateral esquerdo participou do acesso para série B em 2007 e foi peça essencial no acesso para série A em 2010. No Bahia, Ávine foi tricampeão baiano (2012, 2014 e 2015). Atualmente o “menino maluquinho” joga no Paracatu Futebol Clube, em Minas Gerais.

O menino maluquinho, apelido dado pelo torcedor tricolor, chegou ao Bahia em 2002. Ávine foi um dos destaques na base tricolor, logo depois, em 2006, ele subiu para o profissional. Em 2007 (ano do acesso do Bahia para série B), Ávine fez parte do time e fez um gol importante contra o ABC. O gol de Ávine contra o ABC, foi o último gol daquela antiga Fonte Nova, já que no último jogo na Fonte Nova o Bahia não fez gol e terminou em tragédia.

Famoso pela torcida por ter boa técnica, raça e amor ao Bahia, ele foi destaque em 2008 na série B. O Bahia na época jogava em Feira de Santana, e Ávine e Ananias (morto no acidente da Chape) eram boas peças que vieram da base. Nesse meio tempo, em 2009, o menino maluquinho saiu do Bahia e foi destaque na série A pelo Santo André.

Ávine/Bahia
Ávine comemorando gol pelo Bahia

Seu melhor momento no Bahia

Ao voltar ao Bahia em 2010, ele foi destaque com Renato Gaúcho e sendo eleito o melhor lateral-esquerdo do Campeonato Baiano de 2010. Após saída de Renato, Ávine cresceu ainda mais com Marcio Araújo e foi eleito o melhor lateral esquerdo do Campeonato Brasileiro 2010.

Ávine, ao lado de Jael e Adriano foram os principais destaques naquele ano no Bahia. O lateral tinha algo especial naquele dia do retorno a série a, ele já estava no clube nos momentos difíceis que o clube passou nos anos 2000.

Em 2011, ele fez uma Excelente Série A, mesmo com uma campanha ruim do Bahia, ele conseguiu se destacar e recebeu proposta de outros clubes. Mas na época o Bahia conseguiu sua manutenção.

Atualmente, longe do Bahia, ele é lembrado pelo torcedor tricolor até hoje. Em 2016 ele atuou pelo clube, mas não conseguiu progredir no clube.

Seu fim
Seu fim de carreira no Bahia foi frustante

Direção X jogador

Tudo indicava que um médico tinha sido responsável pela cirurgia mal feita de Ávine, mas nada se confirmou. A verdade é que Ávine nunca mais conseguiu ser o mesmo e viu sua carreira ser destruída.

Na época, o empresário do atleta, Oldegard Filho, chegou a dizer que o Bahia estava abandonando o lateral.

– Pela manhã, coloquei no meu Twitter que o Ávine está passando dificuldades. E não é mentira. Tem muita gente me ligando. Decidi falar o que é a verdade, apesar de oficialmente o Bahia negar tudo. Devem três meses de salários para ele – afirmou o empresário em entrevista exclusiva ao GE.

Em 2011, Ávine precisou passar por uma cirurgia no joelho. No ano seguinte, foi submetido a uma artroscopia no local. Desde então, ele luta para se recuperar de uma lesão na cartilagem do joelho.

Ávine ainda joga futebol, mas sua carreira nunca mais foi a mesma. Ávine sempre terá o carinho e ele sempre deixa claro seu amor pelo Bahia: “Hoje eu posso falar que o Bahia significa tudo para mim. Desde que eu cheguei lá, foi muita luta, muito sacrifício. Então hoje eu posso falar que o Bahia é tudo na minha vida. Já falei varias vezes que eu amo esse clube.”

Enzo Matheus

Related post

Leave a Reply