Notícias

Futebol Brasileiro

60 anos do primeiro triunfo brasileiro em Libertadores

6076ef056ccd1b24cddbdab861577056

Bahia conseguiu o primeiro triunfo brasileiro em Copa Libertadores da América

O primeiro é sempre inesquecível, e o primeiro triunfo de um time brasileiro na Copa Libertadores da América é do Esporte Clube Bahia. O time do Bahia havia sido campeão em cima do Santos de Pelé em 1959 e com isso se classificou para a primeira Libertadores da América de Futebol.

Libertadores 60 anos: o dia em que o Bahia fez o Brasil desbravar ...

Os confrontos foram disputados desde as quartas de finais, com partida de ida e volta, decidida nos gols pró. O Bahia foi derrotado na primeira partida na Argentina por 3 a 0 pelo San Lorenzo, mas na volta triunfou por  3 a 2, o triunfo no entanto não foi o suficiente para o Bahia passar de fase. Aquele torneio foi vencido pelo Penarol do Uruguai.

Os gols do Bahia foram feitos por Carlito, Flávio e Marito, já os argentinos marcaram com Sanfilippo por duas vezes.

Ficha Técnica da partida:

EC BAHIA (Brasil) 3 x 2 SAN LORENZO (Argentina) – 3 de maio de 1960
Estádio: Fonte Nova, em Salvador (BRA)
Gols: Carlitos, Flavio, Marito (EC BAHIA); Sanfilippo 2 vezes (SAN LORENZO).
EC BAHIA: Nadinho, Leone, Henrique Santos, Beto, Flavio Santos, Nelzinho, Marito, Leo, Carlitos, Mário, Biriba.
SAN LORENZO: Vladimir Tarnawski, Cancino, Iñigo, Castillo, Reynoso, Ravecca, Héctor Facundo, Ruiz, Oscar Rossi, José Francisco Sanfilippo, Norberto Boggio.

 

Volta do Bahia a Libertadores

O Bahia voltou a Libertadores em 1964, dessa vez como vice-campeão da Taça Brasil de 1963, no qual foi derrotado pelo Santos. O Bahia novamente não foi bem e foi derrotado na primeira fase pelo Deportivo Itália da Venezuela.  O Campeão daquela edição foi o Indepediente da Argentina.

O Bahia também disputou a Libertadores em 1988, a campanha foi melhor, foi líder da primeira fase com 10 pontos, no entanto foi eliminado pelo Internacional nas quartas de finais após um empate em 0 a 0 e uma vitória colorada por 1 a 0. Essas são as únicas três participações do clube nordestino no torneio.

Esportes Mais

Facebook

Deixe uma resposta