Ásia se despede da Copa do Catar
Austrália, Japão e Coreia do Sul ficam nas oitavas de final
Com a goleada sofrida pela Coreia do Sul diante do Brasil (1 x 4), a Ásia ficou sem representantes para a sequência da Copa do Mundo de 2022, no Catar.
Anteriormente, também nas oitavas de final, a Austrália (país da Oceania, porém afiliado à entidade asiática) havia perdido para a Argentina (1 x 2) e o Japão fora eliminado pela Croácia (nos pênaltis, por 3 a 1, após empate por 1 a 1 no tempo normal e 0 a 0 na prorrogação).
Confederação da Ásia pôs três países nas oitavas de final pela primeira vez na história
As classificações dessas três seleções ao mata-mata foi um feito histórico da Confederação da Ásia, que jamais havia tido tantos países passando da fase de grupos.
Antes da Copa de 2022, o melhor desempenho das associações asiáticas foi em 2002 e 2010, nas quais Coreia do Sul e Japão passaram à segunda fase.
Em 2002, inclusive, os sul-coreanos conquistaram a melhor posição de um asiático na história das Copas: quarto lugar.
Austrália na Ásia ou na Oceania?
Apesar de estar localizada na Oceania, a Austrália é afiliada à Confederação Asiática de Futebol desde 2005, decisão tomada para aumentar a competitividade e conseguir disputar uma das quatro vagas do continente à Copa do Mundo – a Oceania não tem vaga garantida e precisa disputar a repescagem.
O aval da Fifa só foi válido a partir da Copa de 2010. No entanto, desde 2006 sempre conquistou um lugar na principal competição de futebol do planeta. A seleção da Austrália participou de sua sexta copa em 2022 (a quinta seguida) e foi a segunda vez que chegou às oitavas de final. A outra havia sido em 2006, quando precisou eliminar o Uruguai na repescagem para o Mundial.
Em 2022 foi a primeira vez que a Austrália venceu dois jogos em uma mesma edição de Copa do Mundo (1 x 0 Tunísia e 1 x 0 Dinamarca). Ao todo, na história, os australianos disputaram 20 partidas, com quatro vitórias, quatro empates e 12 derrotas.
Foto: Site oficial da AFC