Argel Fucks: conheça o treinador que está mudando o CSA
Treinador gaúcho com passagens por diversas equipes do futebol brasileiro muda padrões de jogo na equipe Alagoana e a coloca na luta contra o fantasma do rebaixamento
Treinador chegou em Julho para assumir o CSA, que enfrenta enormes dificuldades de pontuar. Argel encontrou o clube na vice-lanterna do Campeonato Brasileiro, com apenas seis pontos em nove partidas, sendo uma vitória, três empates e cinco derrotas, além do pior ataque com 3 gols e a segunda pior defesa com 15 gols sofridos.
Primeira derrota sob seu comando
O começo foi difícil para o treinador, que pegou a equipe no meio da parada do campeonato, em função da Copa América, faltando dez dias para a retomada da competição e com um jogo fora contra o favorito Corinthians.
No dia desse jogo, Argel conseguiu segurar a equipe Alvinegra até os 78 minutos de jogo, quando o atacante Vágner Love abriu o placar em 1 a 0. Esse foi o placar final da partida para desespero dos alagoanos que contabilizaram mais uma derrota.
Com dificuldades para montar a equipe e também com local de treinamento, o técnico junto com a diretoria está usando as instalações da AABB (Associação Atlética Banco do Brasil) para a realização de treinos, uma vez que o seu CT corre riscos de alagamento em função de atividades realizadas pela mineradora Brasken que explorava sal gema nas imediações. O clube tem projeto de construção de um novo CT na cidade de Rio Largo, próximo ao Aeroporto Zumbi dos Palmares.
Derrota desta vez dentro de casa
Na sua segunda partida frente a equipe do CSA, Argel enfrentou em casa o Athetico Paranense, equipe bastante entrosada. Por jogar em casa, parecia que o CSA começaria uma recuperação no campeonato. Quando termina a partida em Maceió, o placar ficou em 4 a 0 para o Furacão. É importante ressaltar que o time paranaense estava poupando quase todos os titulares em função do jogo das oitavas de final da Libertadores, contra o Boca Juniors.
Dois jogos, dois empates
Mais uma partida em Maceió diante de sua torcida. Mas dessa vez diante do Grêmio de Renato Gaúcho, técnico que está à frente da equipe há mais de 3 anos. O jogo foi um velho encontro entre os dois treinadores. Na época em que Argel treinava o Inter de Porto Alegre, tivemos o famoso clássico em que vazou o áudio do técnico colorado falando que sua equipe iria passar com um trator por cima da equipe Gremista. Os dois clubes entraram em campo com objetivos distintos, o Grêmio, como tinha mais entrosamento, controlou mais a posse de bola, enquanto que os Alagoanos utilizavam mais os contra-ataques. No final da partida, um empate sem gols e nenhuma mudança na tabela para as duas equipes, porém o CSA por sua vez continuava na penúltima colocação.
Depois, tivemos a partida fora de casa contra o Vasco. A partida foi paralisada por 13 minutos, em função de uma queda de luz, também teve um lance polêmico em função de um pênalti não marcado no final para a equipe Cruz-Maltina. Mesmo assim, o jogo terminou em 0 a 0. O resultado mantinha as duas equipes na mesma colocação.
Mais uma derrota em casa
De volta a Maceió, o CSA enfrentaria o Fortaleza, que tinha acabado de perder o técnico Rogério Ceni para a equipe do Cruzeiro. O clube cearense viria com técnico interino, uma vez que o recém-contratado Zé Ricardo só comandaria o time na próxima rodada. Mesmo assim, o Ceará ganhou a partida na casa do rival por 2 a 0, subindo para a 12ª colocação e a equipe alagoana amargando a penúltima colocação.
Três jogos, quatro pontos na tabela
Jogo fora na 15ª rodada contra mais um concorrente à série B, a equipe do Fluminense, que em partida anterior tinha tomado uma goleada de 4 a 1 para a equipe do Ceará em Fortaleza, mas dessa vez o CSA surpreendeu e além de conseguir um resultado favorável, foi sua primeira vitória fora de casa com um placar de 1 a 0. O gol foi marcado pelo meia argentino Jonatan Gómez. Com o resultado o Azulão continua na penúltima colocação com 11 pontos, porém embola o grupo do Z4 junto com Chapecoense, Fluminense e o Cruzeiro, o primeiro fora da degola.
O time do CSA desta vez em casa recebeu o Cruzeiro, primeira equipe fora do Z4. A Raposa saiu na frente no placar, com Fred aos 10 minutos do primeiro tempo. A partida caminhou nesse placar parecendo que os mineiros iriam sair com os três pontos de Maceió, quando aos 48 minutos do segundo tempo com um gol do experiente lateral-direito Apodi. O jogador arrancou mais um ponto para a equipe de Alagoas.
Após ganhar quatro pontos em duas partidas, o CSA foi jogar fora contra o Bahia, que vinha fazendo boa campanha no Campeonato Brasileiro. A partida estava 0 a 0 até os 40 minutos do segundo tempo, quando saiu gol do atacante Arthur Caike, que tinha entrado faziam três minutos. Antes disso, seu chará Artur, sem o ‘h’, tinha perdido uma cobrança de pênalti aos 23 do segundo tempo.
Áudio vazado do treinador
Em 16 de agosto torcedores foram ao Centro de Treinamento do CSA cobrar os jogadores pelos resultados em campo e em conversa dos mesmos com o treinador Argel, junto também da diretoria e alguns jogadores, o treinador fez uma avaliação diagnóstica do momento vivido pela equipe, das péssimas contratações feitas pela equipe e com críticas ao trabalho do técnico antecessor Marcelo Cabo, a bronca sobrou para alguns jogadores casos de Robinho e Julian Benitez que seguiram com o antecessor para a equipe do Vila Nova de Goiás e do atacante Madson que após vazamento do áudio foi dispensado do CSA e devolvido ao Fortaleza.
O treinador também alegou que o Campeonato Brasileiro da Série A é muito difícil e competitivo mas que ele nunca se entregou e cobrou empenho máximo de seus jogadores até porque a equipe tem peças com muita experiência no elenco caso dos laterais Apodi e Carlinhos, dos meias Nilton e Jonatan Gómez e dos atacantes Alecssandro e Ricardo Bueno.
Três jogos, 7 pontos na tabela e saída do Z4
Desta vez em Maceió mais um concorrente direto do Z4, a Chapecoense que não se encontrou no torneio e já estava a caminho do terceiro técnico, o time de alagoas não tomou conhecimento da equipe catarinense e ganhou a partida por 2 a 0. O confronto foi marcada pela defesa de dois pênaltis um para cada lado, sendo que Alecsandro que errou aos 21 minutos do primeiro tempo se redimiu com a torcida ao abrir o placar aos 39 minutos do primeiro tempo, no começo da segunda etapa foi a vez do goleiro Jordi que defendeu cobrança do atacante Everaldo aos 4 minutos do segundo tempo levando a torcida azul a loucura, prá fechar o placar o Argentino Jonatan Gómez mais uma vez balançou as redes, com o resultado a equipe alagoana sobe para a antepenúltima colocação jogando a Chapecoense para penúltimo na tabela de classificação.
A equipe alagoana pelo que o técnico Argel falou está se entregando ao máximo, desta vez foram a São Paulo enfrentar o tricolor paulista em pleno estádio do Morumbi, de onde saíram com mais um empate, resultado esse ruim para a equipe do Morumbi que perdeu a chance de voltar para o G4, o CSA por pouco não saiu de campo com uma vitória pois aos 41 minutos do segundo tempo os donos da casa empatam a partida com um gol do lateral Reinaldo.
Na 20ª rodada, o CSA enfrenta em casa a equipe do Ceará que vinha de um empate no Castelão frente a equipe do Botafogo, precisando vencer os alagoanos não tomaram conhecimento da equipe do Vozão e em jogada realizada pelo experiente lateral esquerdo Carlinhos que vinha discreto na partida aos 18 minutos da etapa final em jogada individual driblou marcador na esquerda e de perna direita acertou um belo chute no anglo para delírio da torcida azul, com o resultado o CSA chega aos 19 pontos saindo pela primeira vez da zona de rebaixamento.
Dois jogos, duas derrotas e de volta ao Z4
Na rodada seguinte as coisas não seriam fáceis para o CSA uma vez que a equipe azul jogaria fora contra a equipe do Palmeiras que disputa liderança junto com o Flamengo e que tinha a seu favor o fator campo e mais de 21 mil torcedores Alviverdes empurrando seu time que em noite inspirada de Bruno Henrique e Luiz Adriano que marcaram 2 gols cada um aplicando uma goleada de 6×2 no time alagoano fazendo com que o mesmo ao final da partida retorne a zona de rebaixamento, porém com mesma pontuação que a equipe do Fluminense (primeiro fora do Z4) com 19 pontos.
Desta vez em mais uma partida fora de casa, a mesma foi contra a equipe do Santos FC que também luta na parte de cima da tabela com o Palmeiras na caça ao Flamengo pela liderança do campeonato, a equipe santista vinha tensa e ansiosa no jogo uma vez que não vencia há 4 partidas, porém em casa o peixe venceu a partida por 2 a 0 gols de Carlos Sánchez e Eduardo Sasha, o CSA se manteve no Z4 em antepenúltimo empatado com o Cruzeiro em 19 pontos.
Disputa de pontos com rival do Z4
Desta vez em casa a partida foi contra a equipe do Avaí, rival direto pelo descenso porém a equipe alagoana não toma conhecimento e ganha a partida por 3×1 com gols de Ricardo Bueno, Jonatan Gómez e Apodi, com o resultado o CSA sobe mais uma posição na tabela indo para 17o colocado, há um ponto da equipe do Ceará primeira equipe fora do Z4, o fator casa está sendo um diferencial na luta do CSA para se manter na primeira divisão uma vez que das últimas 4 partidas a equipe venceu três e empatou uma totalizando 9 pontos.
Mais uma vitória em casa e nova saída do Z4
A partida contra o Internacional realizada em Maceió tem gosto especial para o treinador Argel Fucks, uma vez que o mesmo começou a carreira futebolística justamente defendendo as cores do Colorado de Porto Alegre, onde além de jogador foi técnico do Inter em 2016, mas desta vez a história é outra e o treinador alagoano levou a melhor onde sua equipe ganhou a partida por 1 a 0 com gol de Jonatan Gómez que por sinal vem sendo o homem de sua confiança e destaque da equipe azul. O resultado negativo gerou a demissão do técnico Odair Hellmann que estava a frente da equipe colorada há quase 2 anos.
Nova derrota fora de casa
Após saída do Z4 o CSA joga em Goiânia contra a equipe do Goiás que vem de 15 pontos em 18 pontos possíveis, a equipe azul tentou segurar o poderio esmeraldino, perdeu o goleiro Jordi por lesão no primeiro tempo e para completar aos 44 minutos da primeira etapa o Goiás abriu o placar com o atacante Michael, placar esse que ficou até o final da partida, com o resultado o CSA só voltou para o Z4 porque o Ceará ganhou do Avaí em casa.
Trabalho árduo pela frente
Da mesma forma que as equipes de cima da tabela brigam pela conquista do campeonato ou pela vaga da Libertadores da América vemos o CSA junto com Chapecoense, Avaí, Ceará, Cruzeiro, Fluminense e Fortaleza brigarem rodada a rodada para ver quem ficará na série A e se possível até disputar uma vaga na Copa Sul-americana.
O CSA pelo acompanhamento das rodadas sob o comando do técnico Argel vem fazendo um campeonato interessante, tanto até que no returno está entre os 10 primeiros colocados, a equipe azul promete boa disputa até o final do Campeonato Brasileiro. O torcedor azul sente-se motivado a comparecer em peso ao Rei Pelé para empurrar e motivar sua equipe.
- Diniz enaltece vitória em clássico: “poderíamos ter saído com um placar maior”
- Mourinho revela o melhor jogador que viu e não é Messi ou Cristiano Ronaldo
Técnico especialista em salvar equipes do Rebaixamento
Já não é novidade na carreira do treinador esse trabalho de salvamento das equipes contra rebaixamento de divisões, vejamos aqui alguns dos trabalhos do treinador.
1 – Criciúma – 2013
Argel comandou o Criciúma por 15 rodadas, foram seis vitórias, quatro empates e cinco derrotas, terminado na 14a posição apenas a dois pontos da degola quando foram rebaixados as equipes da Portuguesa – SP, Vasco da Gama, Ponte Preta e Náutico. Infelizmente a diretoria Carvoeira não reconheceu o trabalho do treinador e no ano seguinte pagou caro pela atitude.
2 – Figueirense – 2014
Contratado para substituir o recém demitido Guto Ferreira o técnico Argel tinha uma missão difícil, livrar o Figueira do rebaixamento, uma vez que a equipe era dada como rebaixada certa no campeonato devido ao péssimo desempenho em 12 rodadas com aproveitamento superior a 11 %, o treinador motivou a equipe e ficou conhecido na época em fazer uma campanha a nível de classificação para a libertadores da América se contasse apenas as partidas sob o seu comando, se livrando do fantasma da série B com duas rodadas para o término do campeonato onde foram rebaixados Bahia, Vitória, Botafogo e Criciúma.
3 – Vitória da Bahia – 2016
O técnico assumiu a equipe Baiana em 2016 com situação delicada no campeonato e em 14 jogos à frente do time rubro-negro, o treinador conseguiu seis vitórias, um empate e sete derrotas, ele salvou a equipe na última rodada quando o Internacional empatou com o Fluminense e foi a última equipe a ser rebaixada junto com Santa Cruz, Figueirense e América – MG.
Em entrevistas anteriores, Argel já admitiu se inspirar no BOPE – Batalhão de Operações Especiais do Rio de Janeiro com o lema “Missão dada é missão cumprida” onde o treinador gosta de ter um time de soldados, que entra em campo e se doa de corpo e alma, foi assim nas 3 equipes citadas anteriormente e creio eu que será com a equipe do CSA. Faltam 13 rodadas, continue espremendo os jogadores como você mesmo diz em suas entrevistas, pois de acordo com o provérbio chinês “se a vida lhe der um limão faça dele uma limonada”.