Alavés conquista ‘Trofeo Villa de Laguardia’
Alavés derrotou a Real Sociedad nas penalidades máximas, após empate por 1 a 1 nos 90 minutos
Depois de conquistar o ‘Trofeo Nando Yosu‘ em seu primeiro jogo de pré-temporada, diante do Racing Santander, o Deportivo Alavés ergueu mais uma taça.
Enfrentando a Real Sociedad, no estádio municipal del Prao, em Laguardia, capital da Rioja Alavesa, província de Álava, valendo o 22º ‘Trofeo Villa de Laguardia’, torneio amistoso do verão espanhol, o Alavés levou a melhor.
A presença do público, que nesta época do ano recebe muitos turistas, foi excelente. Após a venda das 1800 entradas se anunciou por megafone que não cabia mais gente no local. Aproximadamente uma centena de pessoas ficou do lado de fora, buscando um lugar nas colinas próximas para tentar ver o jogo.
Com a contratação por parte da Real Sociedad do lateral esquerdo de 22 anos Javi López, que assinou até 2030, chega proveniente justamente do Alavés e custou oito milhões de euros aos cofres do clube de San Sebástian, como pano de fundo, na primeira etapa, muito calor, além de bastante vento o tempo todo.
Redes balançaram apenas no primeiro tempo
Os donostiarras foram para partida com bastantes desfalques. Seus cinco campeões europeus estão de férias: Remiro, Mikel Merino, Oyarzabal, Zubimendi e Le Normand. Também Pacheco e Beñat, que estão com a seleção espanhola nos Jogos Olímpicos. O Alavés não contou com suas recentes contratações, nem Sedlar, que segue lesionado no ligamento cruzado anterior, além de Javi López, envolvido na negociação com a equipe da capital guipuzcoana e presente no estádio.
A Real Sociedad começou melhor, mas foi Kike, de cabeça, aos 20 minutos, quem abriu o placar. No entanto, ainda antes do intervalo, aos 29, Brais marcou um golaço em chute de fora da área e empatou para os albiazules.
Em seguida, com o calor e o excesso de susbstituições, o nível caiu e o marcador não foi mais alterado, levando a definição para os pênaltis.
Foram 18 cobranças. Panichelli (gol), Sadiq (defendeu Owono), Abde (gol), Olasagasti (gol), Benavídez (para fora), Goti (gol), Maras (por cima), Rupérez (travessão), Rioja (gol), Dadie (gol), Fraga (Owono pegou), Odriozola (por cima), Doumbia (gol), Gorrotxategi (gol), Parada (gol), Jonathan Gómez (gol), Abda (gol) e Ochieng (por cima). Assim, o Alavés ficou com o título, o seu 16º, o quarto seguido.
Alavés: Sivera; Egoitz; Tenaglia, Abqar, Eneko; Guevara, Blanco; Vicente, Guridi, Conechny; Kike García. Também jogaram: Owono, Jay, Maras, Benavídez, Panichelli, Álvaro García, Abde, Rioja, Doumbia, Parada e Abda.
Real Sociedad: Marrero; Traoré, Elustondo, Zubeldia, Balda; Urko, Marin; Mariezkurrena, Brais, Barrenetxea; Carlos Fernández. Também jogaram: Fraga, Jonathan Gómez, Rupérez, Jon Martin, Odriozola, Dadie, Olasagasti, Ochieng, Goti, Gorrotxategi e Sadiq.
Leia+