Alajuelense conquista invicta o bi da Copa Centro-Americana
Alajuelense, da Costa Rica, venceu em casa o Real Estelí, da Nicarágua, e sagrou-se bi da Copa Centro-Americana
Campeã da primeira edição da Copa Centro-Americana da CONCACAF, torneio de clubes cujas associações de futebol pertencem à União Centro-Americana de Futebol (UNCAF), uma subconfederação da CONCACAF, em 2023, a Liga Deportiva Alajuelense, da Costa Rica, conquistou o bi.
Comandada pelo brasileiro naturalizado costarriquenho Alexandre Guimarães, a Alajuelense venceu o Real Estelí, da Nicarágua, por 2 a 1, no jogo de volta da final, no estádio Alejandro Morera Soto, em Alajuela. O duelo de ida, realizado no estádio Independencia, na cidade de Estelí, havia terminado empatado por 1 a 1.
A coragem dos visitantes não foi suficiente para evitar suas falhas defensivas diante da competência futebolística do time da casa, que tornou-se campeão invicto.
O colombiano Larry Angulo inaugurou o marcador aos 18 minutos, em um chute de primeira, de fora da área. Após revisão do VAR, o espanhol Alberto Toril, aos 30, ampliou para os mandantes ainda no primeiro tempo. Harold Medina, já nos acréscimos da etapa final, aos 46 minutos, fez o gol de honra do “Tren del Norte”.
Portanto, o artilheiro Diego Campos, autor de seis gols no torneio, passou em branco. Com o resultado, a a equipe costa-riquenha ampliou sua invencibilidade na CCAC para 20 jogos.
Cabe lembrar que todos os quatro semifinalistas (Antigua, da Guatemala, e Herediano, da Costa Rica, foram os eliminados) obtiveram um lugar na Copa dos Campeões da Concacaf de 2025, principal torneio de clubes da América do Norte e Central. Assim como Motagua, de Honduras, e Deportivo Saprissa, da Costa Rica, eliminados nas quartas de final, porém vencedores dos confrontos na repescagem.