Adeus Roberto Martínez, olá Ronald Koeman
Finalmente o torcedor do Everton tem um time e treinador à sua altura
Na tarde deste sábado (17), o Everton venceu o Middlesbrough por 3 a 1, chegando a segunda colocação do campeonato inglês, com 13 pontos de 15 possíveis. Aproveitamento de 86.7%. Nas últimas temporadas, o clube via de fracasso após fracasso. O que mudou?
Se qualquer amante de futebol assistir um jogo do Everton comandado por Martínez, e um da equipe de Koeman, vai achar que são duas equipes diferentes. Mas não são. O elenco nem mudou tanto, e os principais jogadores são basicamente os mesmos.
No time de Martínez, Lukaku e Barkley precisavam deslanchar, decidir. Com Ronald Koeman, é diferente. Uma equipe equilibrada dá margem para que qualquer jogador decida uma partida. É claro que Lukaku, Bolasie, Barkley e Mirallas se sobressaem na qualidade técnica, mas apenas isso não é suficiente.
A qualidade tática do atual treinador do Toffees é infinitamente maior que a de seu antecessor. Isso se mostra nos números. São cinco jogos, com quatro vitórias e um empate. Nenhuma derrota no campeonato inglês.
Claro que é apenas o começo do trabalho, não podemos comparar totalmente. Todavia, quem vê o futebol jogado hoje e compara com a temporada passada, é alarmante a diferença.
Koeman tem 53 anos, é holandês, ex-zagueiro, e já comandou nove clubes na carreira. Entre eles, grandes clubes como Ajax, Benfica, PSV, Valencia, Southampton e agora, Everton. Já conquistou o campeonato holandês três vezes (duas com o Ajax e uma com o PSV), a Supertaça de Portugal (com o Benfica), e a Copa do Rei (com o Valencia).
Em 2011-12, conquistou o prêmio de melhor técnico do campeonato holandês, após uma bela temporada com o Az Alkmaar. Conseguiu levar o Southampton duas vezes para a Europa League, e agora, deseja fazer o mesmo com o Everton (quem sabe uma vaga na Champions, né?).
Mas por que estou falando sobre isso? Porque o Everton é um clube gigante. Precisa voltar às glórias, e parece que agora está no bom caminho. Com um bom elenco e um ótimo treinador. O Liverpool que se cuide!