A várzea por outros olhos
Quem assiste a um jogo de várzea, muita das vezes, não sabe as dificuldades de gerir um time de futebol amador
A várzea é muito mais que um simples jogo, a ela é muito mais que um mero campeonato, ela envolve muito mais do que isso, mexe dinheiro, paixão e até mesmo mobiliza um bairro.
Mas gerir um clube de várzea é mais que marcar jogos e colocar o time para jogar, é você ter que correr atrás de uniforme, é correr atrás de jogadores, é buscar meios de transporte para equipe, por isso quando vemos aquele jogo vistoso e um campeonato bonito, saiba que existem muitas pessoas por trás de tudo aquilo, fazendo para que tudo aquilo possa acontecer da melhor maneira.
O poder de uma paixão
Ás vezes por serem apaixonados por seu clube de várzea, muitos de seus donos e diretores, age por impulso e acabam se colocando em situações não muito boas, como por exemplo: dívidas. Para que possa conseguir tudo aquilo que deseja para seu amado clube. Por isso antes de começar um time, pense muito bem, porque isso gera custos e esses custos são altos.
Outra coisa que devemos tomar bastante cuidado é por conta da paixão, faça com que nós tomemos certas atitudes como: brigas. E por diversas vezes essas “brigas” são por motivos geralmente fúteis, que sempre faz que nós nos arrependamos no dia posterior, por isso antes de agir com a emoção, comece a agir com a razão, antes de qualquer atitude precipitada, pense, repense e comece e aja sempre de maneira correta.
Dificuldades
Quando você está gerindo um clube aparecem muitas e muitas dificuldades, como por exemplo: estado deplorável dos campos, até mesmo falta de água, falta de transporte para os jogadores e falta de jogadores.
Estado do campo:
No futebol de várzea não é novidade, que a maioria dos campos não tem seu melhor estado, mas por muitas vezes por motivos de clima e tempo, muitos desses campos que já não são lá essas coisas, ficam piores e chegam a ficar em um estado que não dá para ter um jogo de futebol naquele lugar.
Transporte:
Um clube de várzea depende muito do poder aquisitivo de seus diretores, por diversas vezes, este poder aquisitivo não é tão alto, portanto eles acabam dependendo de caronas até mesmo de seus próprios jogadores, para que eles possam chegar em seus jogos.
Falta de água:
E por último e a dificuldade mais importante é falta de água, em alguns campos não existem bebedouros ou até mesmo lugar para que você possa comprar água para seus jogadores, por isso devemos sempre pedir a colaboração de todos, para que possamos sanar tudo e qualquer tipo de falta de água como: pedindo ajuda para os jogadores, para quem puder levar uma garrafa de casa.
Em um time de várzea é de suma importância, que todos os envolvidos cooperem para que o time possa ir para frente, sem esse envolvimento o time acaba passando por muitas dificuldades. Por isso antes de começar um clube de várzea pense bem, se todas as pessoas envolvidas estão engajadas na mesma causa.