Barra de São Francisco realiza a segunda etapa de vôo livre
Vôo livre: parapentistas invadem a cidade localizada no noroeste do ES em competição estadual entre capixabas, mineiros e cariocas
Acontece nos dias 21, 22 e 23 de setembro de 2018, a segunda etapa do CCVL-Campeonato Capixaba de Vôo Livre na cidade de Barra de São Francisco. Depois de ser adiado por duas vezes, agora a condição meteorológica promete. A rampa denominada Vargem Alegre será o palco dos pilotos inscritos para a competição que além dos capixabas, terão como adversários, mineiros e cariocas, que se propuseram a participarem, devido à boa organização do evento e o lugar propício à prática do esporte.
Município que tem uma população estimada em 45.ooo habitantes, localizado no noroeste do estado e que vive basicamente de extração de granito, agricultura e comércio. Com comércio diversificado, a cidade tem atraído bons profissionais da área da medicina e empresários em geral, notadamente os ligados à área de mineração.
Mas nem só de negócios a cidade vive, ela respira vôo livre e tem pilotos nativos como Gustavo Queiroz, Vinicius Godoy, Maurílio Moretti, Matheus Cabral, Hansmile, Gabriel Tebaldi, Claudio Curty, Fábio Laigner, Walace Cabral, Luciano Saleze e Rauly Vaz. Além de frequentadores assíduos e adeptos da rampa Vargem Alta, classificando-a como uma das melhores do interior do estado, atraindo os praticantes do esporte nas cidades de sua microrregião, bem como também da capital e grande Vitória.
Entre os 81 pilotos inscritos até o momento, 7 são de Barra de São Francisco, entre eles estão: Gustavo Queiroz, Vinicius Godoy, Hansmile, Rauly Vaz, Claudio Curty, Gabriel Tebaldi e Luciano Saleze. Lista que certamente irá crescer até o dia do evento, com os pilotos locais e os visitantes. Pois os organizadores fazem inscrições no local antes do início da competição.
Programação
Programação CCVL Barra de São Francisco 21 a 23 de setembro de 2018.
Teremos premiação com troféus para as classes open, serial, sport e lite de acordo com o regulamento do CCVL.
E ainda teremos premiação de peso na mosca para os iniciantes que queiram se inscrever, a janela desta competição não será a mesma das outras classes, ela ocorrerá antes ou depois em horários mais amenos.
Na inscrição que será de 100 reais para todas as classes incluindo a peso na mosca.
Está incluso um churrasco, lanche na rampa, mapa, troféus, camisa e toda a estrutura de transporte e segurança do evento.
Inicio da Competição
Na sexta-feira (21) como sempre, tem o chamado treino livre, que nesta etapa será substituído para os competidores com a prova de Triangulação ou XC, onde os pilotos realizam vôos de longa distância ou seja o Cross country. Aquele que fizer mais kms será considerado o vencedor da prova.
Frank Brown, piloto, instrutor e multi-campeão dentro do esporte com currículo reconhecido mundialmente, ministrará um curso sobre segurança em vôo, dicas de cross, além de voar junto com a galera, instruindo os pilotos em vôos se necessário for.
Ainda terá para os pilotos que não possuem habilitação homologada para participar do CCVL, ou aquele que não possui a carteira nível 2, uma competição denominada de peso na mosca, válido também para os iniciantes que queiram se inscrever, a janela desta competição não será a mesma das outras classes, ela ocorrerá antes ou depois em horários mais tranquilos.
Isso não quer dizer que esses pilotos não tenham condições para participar do CCVL, mas que de acordo com a regra, exige-se a habilitação de nível 2 e todos têm que passarem por este processo, independentes se são pilotos antigos ou experientes.
Classificação e ranking geral por categoria
Após a abertura da primeira etapa, que aconteceu em Alfredo Chaves, aconteceu a terceira etapa na cidade de Pancas, devido ao adiamento da etapa de Barra de São Francisco, devido às condições de mau tempo, ventos fortes e chuvas. A briga entre pilotos e as equipes (TBXFLY, Entubados, Parapente Norte Capixaba, Digital Net e Take Off), lembrando que existe competidor que não possui “equipe ou time” e a categoria “Open” onde todos concorrem continuam acirradas. Uma observação, os pilotos cariocas e mineiros não entram no ranking pois não são federados na Federação Capixaba de Vôo Livre.
Encerramento
Após os dias da competição, na sexta-feira, sábado e domingo respectivamente são entregues aos organizadores (ACVL-Associação Capixaba de Vôo Livre e Hipoxia – Frank Brown e Marcos Aurélio e o apurador Zénilson), os GPS de cada competidores para os registros das provas, onde sairão as listas dos 5 primeiros colocados e o ranking do CCVL.
Será listados os 5 primeiros colocados de cada categoria: Lite, Sport, Serial e Open. Cada um receberá troféu e por enquanto não foi anunciado premiação em dinheiro. Dentro disso há a confraternização com churrasco, comes e bebes para os participantes.
Programação
Sexta-Feira:
6h – VAN 12 Vagas (saída do Bobs Praia do Canto Vitoria)
9h – Treino Livre – saída do transporte para a rampa do Barbosa hotel (Triangulação ou Xc)
6h – VAN 12 (segunda Van) Vagas (saída do Bobs Praia do Canto Vitoria)
19h – Inscrições na lanchonete Barbosa.
Sábado:
07h – 09h: Inscrição no Hotel Barbosa
9h – Subida, partindo do QG ( Barbosa)
19h – Churrasco
Domingo:
9h – Subida, partindo do QG ( Barbosa)
18h – Premiação.
20h – Saida das Vans (Destino Bobs Vitoria)
Hotéis:
Centro:
Hotel Universal – 3756-5083
Norte Hotel – 3756-2111/98804-1911
Mais distantes da Centro:
Hotel D´Bina- 3756-1785
Hotel Boa Praça- 3756-4473