Uruguai e França fazem duelo de campeões do mundo por vaga nas semifinais
Antecedentes favorecem aos uruguaios, que nunca perderam para a França em Copa do Mundo
Uruguai e França abrem as quartas de final da Copa do Mundo 2018. Às 11h desta sexta-feira no horário de Brasília, em Nizhny Novogorod, uruguaios e franceses fazem único duelo de campeões desta fase da competição. A arbitragem será do argentino Nestor Pitana. Quem avançar, encarará o vencedor da disputa entre Brasil e Bélgica
URUGUAI COM CAMISA “CELESTE” E SEM CAVANI
A seleção uruguaia entrará em campo com sua tradicional camisa mas sem um dos destaques do time. Edinson Cavani não se recuperou a tempo da contusão na panturrilha esquerda e ainda é dúvida para ficar como opção no banco de reservas. O atacante do PSG foi o destaque na partida contra Portugal, na qual marcou os dois gols uruguaios.
No seu lugar, Cristhian Stuani, atacante do Girona, terá a sua segunda oportunidade como titular em jogos de Copa do Mundo. A primeira não traz boas recordações ao atacante, que começou a partida em que o Uruguai perdeu para Costa Rica por 3 a 1 na estreia de ambos na Copa do Mundo 2014. Stuani tem características físicas muito semelhantes a Cavani e ganhou a vaga por conta da capacidade de marcação, além dos 25 gols marcados na temporada 2017-2018 pelo modesto Girona da Espanha.
Tabárez vai repetir a formação que garantiu a vaga nas quartas de final. A estrutura da equipe será a mesma que venceu Rússia e Portugal, com destaque para o volante Lucas Torreira, que apesar da sua pequena estatura (1,68 metros) tem muita velocidade e bom posicionamento, além de ser preciso nos passes. Ele será o líder da forte marcação uruguaia em cima da talentosa equipe francesa.
Na zaga, Godín e Giménez terão a dura tarefa de segurar as embestidas de Mbappé, Giroud e o companheiro de Atlético de Madrid Antoine Griezmann. Os zagueiros uruguaios são armas também na bola aérea ofensiva, que devido à ausência de Cavani pode ser fundamental nas pretensões uruguaias na partida desta sexta-feira.
FRANÇA REPETE DEZ TITULARES DA PARTIDA CONTRA A ARGENTINA
A França chega embalada após protagonizar a melhor partida desta Copa do Mundo, na emocionante vitória por 4 a 3 em cima da tradicionalíssima Argentina. Destaques da partida contra os sul-americanos, Mbappé e Griezmann comandarão o ataque galo, que tentará furar a forte marcação uruguaia.
O técnico Didier Deschamps repetirá quase toda a equipe que derrotou a Argentina, com exceção do volante Matuidi, suspenso pelo segundo cartão amarelo. Tolisso entra no seu lugar, jogando no meio-campo ao lado de Pogba e Kanté.
Na defesa, Varane e Umtiti terão a missão de segurar os ataques de Luis Suárez, além de marcar a forte bola aérea uruguaia em escanteios e faltas laterais. O lateral-esquerdo Hernandez é forte na marcação e tem facilidade para chegar ao ataque, sendo uma das armas surpresas da França para surpreender a sempre bem postada zaga uruguaia.
ANTECEDENTES FAVORECEM O URUGUAI
Em Copas do Mundo, Uruguai e França se enfrentaram em três oportunidades, com uma vitória uruguaia e dois empates. A Celeste se impôs em 1966 por 2 a 1, enquanto em 2002 e 2010 houve empates em 0 a 0.
FICHA TÉCNICA: URUGUAI x FRANÇA
Data e Horário: Sexta-feira – 11h (horário de Brasília)
Estádio: Nizhni Nóvgorod Arena
Árbitros: Néstor Pitana, Hernán Maidana e Juan Pablo Belatti (Argentina). Quarto árbitro: Alireza Faghani (Irã).
URUGUAI: Fernando Muslera; Martín Cáceres, José María Giménez, Diego Godín, Diego Laxalt; Lucas Torreira; Nahitan Nández, Matías Vecino, Rodrigo Bentancur; Luis Suárez, Cristhian Stuani. Técnico: Oscar Tabárez.
FRANÇA: Hugo Lloris; Benjamin Pavard, Raphaël Varane, Samuel Umtiti, Lucas Hernández; Paul Pogba, N’Golo Kanté, Corentin Tolisso; Kylian Mbappé, Olivier Giroud, Antoine Griezmann. Técnico: Didier Deschamps.