Copa do Mundo 2018: Coreia do Sul

Querendo apagar a frustração de 2014, Coreia do Sul busca surpreender na Rússia

Imagem relacionada

A Coreia do Sul vai para a Copa do Mundo sem muitas expectativas, com uma geração sem muitos craques e com uma certa dependência de Son Heung-Min. A equipe, juntamente com o Japão, recebeu a Copa do Mundo em 2002 e ainda colhe frutos do evento. Desde então, o país se apega a estatística de não ficar fora da competição desde que recebera em seu território.

A seleção sul-coreana ficou mais conhecida na década de 2000 por sua principal histórica estrela, Park Ji Sung. Além de ser a cara da seleção e considerado o maior sul-coreano da história, Sung jogou pelo Manchester United, o que foi de suma importância para a evolução do esporte no país.

Coreia do Sul nas Copas

 

Com apenas uma participação antes de 1982, a ideia da Coréia do Sul em Copas é algo relativamente novo. O país ficou parado por muito tempo após a Guerra das Coreias, que matou milhares de jovens na ocasião. Mas, de 1986 pra cá a seleção não ficou fora de nenhuma, se destacando principalmente na Copa de 2002, onde atingiu o terceiro lugar.

Participações:

  • 1930 a 1950 – Não participou
  • 1954 – Eliminado na primeira fase
  • 1958 – Não participou
  • 1962 – Não classificou
  • 1966 – Não participou
  • 1970 a 1982 – Não classificou
  • 1986 – Eliminado na primeira fase
  • 1990 – Eliminado na primeira fase
  • 1994 – Eliminado na primeira fase
  • 1998 – Eliminado na primeira fase
  • 2002 – Terceiro lugar
  • 2006 – Eliminado na primeira fase
  • 2010 – Eliminado nas oitavas
  • 2014 – Eliminado na primeira fase
  • 2018 – Classificado para a Copa do Mundo

Na Copa de 2014 no Brasil, com apenas um ponto ganho, a Coreia foi a pior seleção do grupo H. O ponto, aliás, foi conquistado contra a atual anfitriã Rússia em um sonolento 1 a 1.

O craque

Resultado de imagem para Son Heung-Min olimpiadas

Son Heung-Min ou Son é a maior estrela da seleção sul-coreana. O meia-atacante disputa a Premier League com a camisa do Tottenham, que terminou a edição 2017-18 em terceiro lugar.

Ao lado do atacante Harry Kane, Son parece um tanto subestimado e até inútil. A verdade, porém, é que ele é importante para o Tottenham da mesma forma. Na Champions League isso ficou nítido, pois ele jogou sete partidas e marcou quatro gols. No Campeonato Inglês, o jogador iniciou 27 jogos como titular, marcou 12 gols e deu 6 assistências.

Pela Coréia do SulSon já disputou 63 jogos como profissional e marcou 20 gols. Será que, aproveitando a fase em seu clube, ele consegue levar a sua seleção mais longe do que fora na última Copa?

O técnico

Resultado de imagem para Shin Tae-Yong

Shin Tae-Yong está na seleção sul-coreana desde 2014, mas antes trabalhava com as categorias de base como assistente técnico. Em julho de 2017, ele assumiu o comando da Coréia no lugar do alemão Uli Stielike. Muitos dos atletas que estão na seleção principal passaram pelas mãos de Shin na base, portanto é importante ficar de olho em um grupo que se conhece.

Além das seleções de base, Shin já treinou o Seongnam FC e tem dois títulos: a Liga dos Campeões da Ásia (2010) e a Taça da Coreia (2011). Atuando com a camisa da seleção coreana, Shin fez 23 jogos de 1992 a 1997 e marcou três gols.

 

Curiosidades da Coreia do Sul

Son Heung-Min principal estrela da Coreia do Sul e jogador importante do Tottenham poderá ter que jogar pelo time do exercito local a partir do ano que vem.  Na Coreia do Sul, os homens precisam servir no exército pelo período de dois anos, e o alistamento precisa ser terminado até que eles façam 27 anos, idade que Son completará no ano que vem.  No entanto ele poderá receber a isenção por méritos, caso ele seja campeão asiático ou campeão do mundo com a seleção do seu país.

Maior jogador da história do país, Park Ji-Sung afirmou que a Coreia tem 50% de chance de passar pela primeira fase da Copa.  Park Ji-Sung já aposentado, trabalhará como comentarista em na emissora local SBS.

Sobre o país

Capital: Seul
Número de habitantes: 48 636 068 habitantes
Participações em copas: 9
Melhor participação: 2002 – Coreia do Sul e Japão
Time base: Kim Seung-Gyu, Park Joo-Ho, M. Kim, H. Jang, Hong Jeong-Ho, Lee Yong; J. Lee, ki-Sung Yeung, Jung Woo-Young, Kwon Chang-Hoon; Son Heung-Min.
Posição última copa: 27º –  eliminada na primeira fase
Ranking Fifa: 61º

Clique na imagem para acessar o site

Compartilhe

Deixe um comentário

Publicidade
Relacionados
Foto: Divulgação/FIFA
Chelsea sagra-se campeão da Copa do Mundo
Copa do Mundo
Málaga renuncia à organização da Copa do Mundo de 2030
Leandro Paredes
Leandro Paredes está de volta ao Boca Juniors
Copa do Mundo de Clubes
Copa do Mundo de Clubes ou Mundial de Clubes?
Categorias
Publicidade

Basquete

Beach Soccer

Fórmula 1

Futebol

Futsal

Games

Especiais

NFL

Seleção

Tênis

UFC

Vôlei