Mainz 05 e suas cruéis perdas na janela
O clube de Mogúncia perdeu duas de suas principais peças na janela de inverno
Alguns times sofreram perdas enormes nesta janela de transferências que certamente serão sentidas, e o Mainz pode se encaixar perfeitamente nisto. Os vermelhos de Mainz perderam duas de suas principais peças no meio-campo em janeiro, e antes do retorno do campeonato alemão terá de encontrar jogadores no mercado que possam substituir as deixas, ou ao menos cheguem perto.
A primeira dessas perdas é o meia alemão Christian Clemens, de 25 anos, que estava no clube desde 2015, quando foi contratado junto ao Schalke, e desde sua chegada ao Mainz 05, somou 40 jogos e 6 gols pelo clube. Além disso, Clemens figurou todas as seleções de base da Alemanha, mas ainda não recebeu a oportunidade de jogar pela seleção principal. Formado no Colônia, o jogador passou 12 anos vestindo a camisa dos bodes (de 2001 a 2013), e nesta janela, retornou para o clube que o revelou, assinando um contrato de quatro anos e meio.
O seu novo técnico, Peter Stöger, falou sobre sua contratação: “Clemens é um jogador dinâmico e veloz, e nos ajudará muito jogando pelo lado do campo. Ele é um jogador que foi formado aqui, então eu acho que ele não precisará se adaptar em nada”, disse ele.
O próprio Clemens também falou sobre sua ida ao Colônia. “Quando recebi uma proposta do Köln, não precisei pensar duas vezes. Tive lembranças muito boas por aqui. Voltar para este clube é muito especial para mim, vai ser estranho quando a Bundesliga voltar e eu ter de enfrentar o Mainz logo de cara, mas a tabela não pode ser mudada”.
Clemens é usado nas pontas do campo, podendo até chegar a ser um segundo atacante. Ele é um jogador que cabeceia bem, tem muita velocidade e habilidade também, certamente uma grande perda para o Mainz 05.
A outra perda do clube é mais importante ainda, tratava-se do melhor jogador da equipe, o turco Yunus Malli, de 24 anos, que estava no clube desde 2011, e assinou contrato até 2021 com o Wolfsburg. O jogador chegou aos Lobos por uma quantia de 12 milhões de euros, e com um papel de muita responsabilidade, substituir Julian Draxler, que foi contratado pelo Paris Saint-Germain. Quando foi dispensado pelo Borussia Mönchengladbach em 2011, o jogador foi contratado para a princípio ser usado na equipe B do Mainz, onde acabou agradando e subiu para o time principal, e desde lá, somando todas as competições, o jogador participou de 146 partidas pela equipe principal, marcando 32 gols.
“Tudo aconteceu de repente”, disse Malli logo após assinar contrato com os Wolfs. “Sempre foi meu objetivo ser um dos artilheiros da Bundesliga, e acredito que aqui no Wolfsburg, estarei mais perto de conseguir isso”.
Malli é um jogador de muita visão de jogo, pode jogar como armador ou pelas pontas. É um jogador muito perigoso no ataque, tem ótima finalização e é muito bom nas bolas paradas. O Wolfsburg ganha um grande jogador, e o Mainz perde um jogador muito importante.
Dentre essas saídas no meio, um dos únicos que sobraram foi o argentino Pablo De Blasis, jogador de muita habilidade, teve um certo destaque no começo da temporada, chegando a figurar entre os artilheiros nas primeiras rodadas, e agora sua responsabilidade será redobrada.
Os vermelhos de Mainz voltam a jogar pelo campeonato alemão no dia 22, quando recebem o Colônia de Clemens na Coface Arena, em um jogo bastante interessante.