Conhecendo Clubes do Interior de SP: Santo André

 Conhecendo Clubes do Interior de SP: Santo André

Conheça um pouco mais sobre a história do Esporte Clube Santo André

O Esporte Clube Santo André foi fundado em 18 de setembro de 1967, na época com o nome de Santo André Futebol Clube.  A expectativa de seus fundadores era de criar uma equipe para rivalizar com as principais equipes do interior de São Paulo.

Em 22 de Março de 1975, após o Conselho Deliberativo decidir por unanimidade, a equipe passou a se chamar Esporte Clube Santo André.

Momentos de glória

Em 1975, a equipe do Santo André conquistou o título do Campeonato Paulista da Segundo Divisão, porém, sem o acesso. Em 1981, voltou a conquistar a competição, dessa vez com o acesso à elite do Futebol Paulista pela primeira vez em sua história.

Em 1984, o Santo André disputou pela primeira vez o Campeonato Brasileiro Série A, e fez uma boa campanha, ficando na décima posição.

Apesar desses feitos, o Ramalhão teve os seus momentos de maiores glórias nos anos 2000. Em janeiro de 2003, a equipe conquistou a Copa São Paulo de Juniores, uma das competições de categorias de base mais disputadas do Brasil.

No mesmo ano a equipe foi vice-campeã da Série C do Campeonato Brasileiro, assim garantindo uma vaga para a Série B de 2004 e, já no final da temporada, o Santo André conquistou o título da Copa Estado de São Paulo e garantiu presença na Copa do Brasil de 2014

Em 2004, disputando pela primeira vez a Copa do Brasil, o Santo André surpreendeu a todos, e conquistou o título da competição diante do Flamengo, vencendo a final em pleno Maracanã por 2 a 0.

Com o título da Copa do Brasil, o Ramalhão disputou a Copa Libertadores da América em 2005. A equipe não avançou de fase, porém, aplicou uma goleada por 6 a 0 sobre o Deportivo Táchira, da Venezuela, que ficou na história.

Em 2008 o Santo André teve mais uma campanha de destaque. No primeiro semestre veio o titulo da Série A-2 do Paulistão, com a equipe chegando a ficar 12 jogos invictos. No segundo semestre, o vice-campeonato da Série B do Brasileirão, ficando atrás apenas do Corinthians.

O Santo André se orgulha inclusive de ser a única equipe a não perder para o Corinthians na Série B. Foram dois empates, 1 a 1 em casa e 2 a 2 fora.

Recentemente, o Santos André conquistou o título da Série A-2 do Campeonato Paulista, e retornará a elite do futebol Paulista em 2017.

Fase atual

Com o acesso em 2016, a equipe do Santo André retorna para à elite do futebol paulista, e disputará a Série A-1 e a Copa Paulista em 2017.

Conquistas

1974 – Vice-Campeão Paulista da Segunda Divisão
1975 – Campeão Paulista da Segunda Divisão (sem acesso)
1981 – Campeão Paulista da Segunda Divisão
2001 – Vice-Campeão Paulista da Segunda Divisão
2003 – Campeão da Copa São Paulo de Juniores
2003 – Campeão da Copa Estado de São Paulo
2003 – Vice-Campeão Brasileiro da Série C
2004 – Campeão da Copa do Brasil
2008 – Campeão Paulista da Segunda Divisão (Acesso a Série A-1)
2008 – Vice-Campeão Brasileiro da Série B (acesso a Série A)

2016 – Campeão Paulista da Segunda Divisão (Acesso a Série A-1)

Wesley Contiero

Jornalista, 29 anos, natural de Lins, interior de São Paulo.

Related post

Leave a Reply