Shakhtar Donetsk e Sevilla iniciam disputa pela final da Europa League
Primeira partida será realizada na Ucrânia e o finalista decidido na Espanha
Na tarde desta quinta-feira (28), a equipe do Shakhtar Donetsk recebe o Sevilla as 16h05, horário de Brasília, na L’viv Arena, em L’viv, para o primeiro duelo da semifinal da Uefa Europa League.
O Shakhtar é o vice-líder do Campeonato Ucraniano com 57 pontos e, restando três rodadas para o fim do torneio, ainda disputa o título com o Dynamo Kiev, que tem 64 pontos, sendo que as duas equipes se enfrentam na próxima rodada do campeonato. A última partida do Shakhtar foi um empate em 1 a 1 fora de casa contra o Chornomorets Odessa.
Já o Sevilla está na sétima colocação do Campeonato Espanhol com 52 pontos, sendo a primeira equipe fora da zona de classificação para competições europeias. O time vem de uma vitória em casa, por 2 a 0, sobre o Real Betis.
Nas quartas de final, o Shakhtar se classificou derrotando o Braga pelo placar agregado de 6 a 1 (2 a 1 em Portugal e 4 a 0 na Ucrânia), enquanto o Sevilla avançou com vitória nos pênaltis sobre o Athletic Bilbao, por 5 a 4, após empate em 3 a 3 no placar agregado (2 a 1 em Bilbao e 2 a 1 em Sevilla).
O treinador do Shakhtar, Mircea Lucescu, poderá contar com o zagueiro Yaroslav Rakitskiy, que desfalcou a equipe por várias partidas por conta de uma lesão no joelho, estando ausente inclusive na goleada de 4 a 0 sobre o Braga pelas quartas de final do torneio. O defensor atuou no empate contra o Chornomorets e já está recuperado para encarar o Sevilla.
Por sua vez, o treinador do Sevilla, Unai Emery, pode não contar com dois jogadores: o zagueiro Adil Rami e o meio campo Victor Vitolo, ambos lesionados. Além dos também contundidos lateral esquerdo Benoit Tremoulinas, que não entra em campo há 20 dias e o zagueiro Marco Andreolli, ausente desde o ano passado.
O técnico Lucescu mostrou suas expectativas para a partida e analisou o rendimento de sua equipe.
– As semifinais geralmente resultam em resultados estreitos, com os adversários apenas se examinando. Cada equipe está ansiosa para chegar a final. Em nossos jogos anteriores, marcamos muitos gols, mas, além de todo nosso trabalho, precisamos de grande apoio da torcida, sorte e coragem. Sevilla tem jogadores muito experientes e, normalmente, quando tem esses jogadores, você ganha títulos. Cada um deles sabe o que fazer no campo em lances individuais e a equipe é treinada por um técnico especialista que é taticamente mais experiente e organiza bem o jogo – disse o romeno.
Emery, técnico do Sevilla, também comentou sobre a partida.
– O Shakhtar é uma equipe muito forte e bem organizada, são treinados para ganhar. Além disso, têm um treinador vencedor e um monte de jogadores de outros países, muitos brasileiros e os ucranianos são talentosos. Por isso, não será fácil para nós – afirmou o espanhol.
Ex-jogador do Shakhtar e atualmente atuando pelo Sevilla, Yevhen Konoplyanka, foi ovacionado por fãs na chegada da equipe espanhola ao aeroporto e disse qual a sensação de enfrentar seus antigos companheiros.
– Eu fiquei realmente surpreendido com a recepção no aeroporto. Muita gente foi lá e eu quero agradecer a todos. Eu entendo que durante a partida tudo será diferente, mas acho que estamos prontos e vai ser um jogo muito interessante – completou o atacante.
Os ucranianos acabaram na terceira colocação do grupo A da Champions, se classificando para a segunda fase da Europa League, onde enfrentou o Schalke 04 e venceu pelo placar agregado de 3 a 0 (0 a 0 na Ucrânia e 3 a 0 na Alemanha). Venceram o Anderlecht nas oitavas de final por 4 a 1 no agregado (3 a 1 na Ucrânia e 1 a 0 na Bélgica) e avançaram para a semifinal eliminando o Braga pelo placar agregado de 6 a 1 (2 a 1 em Portugal e 4 a 0 na Ucrânia).
O Sevilla também estreou na Europa League na segunda fase, após ficar em terceiro no grupo D da Champions. Venceu o Molde por 3 a 1 no agregado (3 a 0 na Espanha e 1 a 0 na Noruega). Eliminou o Basel nas oitavas de final pelo placar agregado de 3 a 0 (0 a 0 na Suíça e 3 a 0 na Espanha) e se classificou para a semifinal após passar nos pênaltis pelo Athletic Bilbao, por 5 a 4, após empate em 3 a 3 no placar agregado (2 a 1 em Bilbao e 2 a 1 em Sevilla).
Os espanhóis defendem o título da competição e são atuais bicampeões. Na edição de 2013/2014 venceram o Benfica nos pênaltis, por 4 a 2, após empate em 0 a 0 e no último torneio foram campeões em cima do Dnipro, com vitória por 3 a 2.
Ficha técnica – Shakhtar Donetsk x Sevilla
Data: 28/04/2016
Hora: 16h05, horário de Brasília
Local: L’viv Arena, L’viv, Ucrânia
Árbitro: Szymon Marciniak (Polônia)
Provável escalação do Shakhtar Donetsk: Pyatov; Srna, Ordets, Rakitskiy, Ismaily; Stepanenko, Kovalenko, Dentinho, Bernard, Wellington Nem e Gladkiy. (4-5-1)
Técnico: Mircea Lucescu
Provável escalação do Sevilla: Sergio Rico; Mariano, Daniel Carriço, Kolodziejczak, Sergio Escudero; Krychowiak, N’Zonzi, José Reyes, Banega, Konoplyanka e Gameiro. (4-5-1)
Técnico: Unai Emery