Lorient e PSG se enfrentam pela semifinal da Coupe de France
Em apenas uma partida, Lorient e PSG definirão primeiro finalista do torneio
Na tarde desta terça-feira (19), a equipe do Lorient recebe o PSG as 16h, horário de Brasília, no Stade Le Moustoir, em Lorient, para partida válida pela semifinal da Coupe de France.
O Lorient é o 11º colocado do campeonato francês com 43 pontos, enquanto o PSG tem o dobro da pontuação e, com 86, já o campeão do torneio, ficando 28 pontos a frente do vice-líder Monaco. Os anfitriões vêm de um empate em casa contra o Toulouse, por 1 a 1. Já os parisienses, também jogando em casa, golearam o Caen por 6 a 0 na última partida.
Pelas quartas de final da Coupe de France, o Lorient enfrentou o Ajaccio em casa e venceu por 3 a 0, com gols de Romain Philippoteaux, Maxime Barthelme e Pape Paye. O PSG, por sua vez, se classificou com vitória fora de casa contra o Saint Ettienne por 3 a 1. Edinson Cavani, Marquinhos e Lucas Moura marcaram para os parisienses, enquanto Valentin Eysseric, de pênalti, descontou. A outra semifinal do torneio é disputada entre Sochaux e Olympique de Marseille.
O técnico do Lorient, Sylvain Ripoll, terá três desfalques para a decisão: os zagueiros Vincent Le Goff e Wesley Lautoa e o volante Paye, que também não atuaram no empate contra o Toulouse, estão fora por contusão. O treinador parisiense, Laurent Blanc, também terá baixas e pode não contar com o zagueiro David Luiz, o volante Thiago Motta e o meia Javier Pastore, todos lesionados, além do italiano Marco Verratti, que irá completar 58 dias sem entrar em campo.
Benjamin Lecomte, goleiro do Lorient, comentou a importância da torcida para a decisão: “Espero que nos empurrem em cada ataque para termos esse impulso necessário e fazer a diferença. A mesma coisa quando estivermos defendendo. Quero sentir a torcida atrás de nós. Não é porque é o PSG que não teremos um bom jogo de futebol. A torcida irá ajudar-nos moral e fisicamente para jogarmos melhor. Eu acredito. Todos estão preparados. Queremos ir para a final”, vibrou o jogador.
O ex-jogador e hoje dirigente do Lorient, Christophe Le Roux mostrou entusiasmo ao comentar sobre a partida: “Precisamos sentir o peso da partida, que se assemelha a uma panela de pressão. É preciso que haja uma força coletiva na equipe. Enquanto a torcida deve se mobilizar para construir uma atmosfera muito agradável. O público é importante e este é um jogo que devemos ter jogadores e torcedores em sintonia”, afirmou o francês.
Para o PSG pode ser apenas mais uma partida decisiva na temporada, visto que ainda irá enfrentar o Lille pelo título da Coupe de la Ligue neste sábado (23). Mas o Lorient não disputa uma final há 14 anos e até lançou uma campanha para todos os torcedores do clube, independente de irem ao estádio, usarem laranja durante o dia, além de disponibilizar 15 mil bandeiras para quem estiver nas arquibancadas apoiando a equipe.
A trajetória do Lorient na competição teve início na primeira fase, contra o Tours (empate em 2 a 2 e vitória por 3 a 2 na prorrogação). Na segunda fase enfrentaram o Boulogne (empate em 1 a 1 e vitória por 3 a 1 na prorrogação), nas oitavas de final venceram o Sarre Union por 4 a 0 e nas quartas de final passaram pelo Ajaccio, vencendo por 3 a 0.
Os parisienses começaram vencendo o Wasquehal por 1 a 0, na primeira fase. Classificaram-se na segunda fase passando pelo Toulouse, pelo placar de 2 a 1. Nas oitavas de final ganharam do Lyon por 3 a 0 e despacharam o Saint Ettienne nas quartas de final, vencendo por 3 a 1.
Assim como as outras fases do campeonato, a semifinal será disputada em partida única, com prorrogação em caso de igualdade no placar e disputa de pênaltis se o empate persistir. A final do torneio será disputada no dia 20 de maio e contará com os vencedores de Lorient e PSG e Sochaux e Olymppique de Marseille.
Ficha técnica – Lorient x PSG
Data: 19/04/2016
Hora: 16h, horário de Brasília
Local: Stade Le Moustoir, Lorient, França
Provável escalação do Lorient: Lecomte; Gassama, Rose, Toure, Raphael Guerreiro; Philippoteaux, Ndong, Abdullah, Barthelme; Moukandjo e Jeannot. (4-4-2)
Técnico: Sylvain Ripoll
Provável escalação do PSG: Sirigu; Van der Wiel, Marquinhos, Kimpembe, Kurzawa; Matuidi, Stambouli, Di Maria; Lucas Moura, Cavani e Ibrahimovic. (4-3-3)
Técnico: Laurent Blanc