
Após três seleções do Grupo F avançarem ao mata-mata, todas foram derrotadas logo na segunda fase da Copa do Mundo
A segunda fase da Copa do Mundo de 2026 está em andamento. Sete dos 16 confrontos já aconteceram, garantindo os primeiros classificados às oitavas de final. A maior edição de todos os tempos, com 48 participantes, é também a primeira com oito jogos para o campeão e três sedes: Estados Unidos, México e Canadá.
Paraguai, França, Canadá, Marrocos, Brasil, Noruega e México já estão garantidos na terceira fase (oitavas). Outros três países se classificam nesta quarta-feira (1). Mais três na quinta (2) e os últimos três sairão na sexta (3).
Com os resultados, o Grupo F foi o primeiro a ter todos os seus quatro integrantes já eliminados da Copa. Ao final das três rodadas, os invictos Países Baixos e Japão passaram para o mata-mata, assim como a Suécia, uma das melhores terceiras colocadas. A lanterna Tunísia caiu fora (1 x 5 Suécia, 0 x 4 Japão e 1 x 3 Holanda), com a 47ª posição no geral. Somente o Iraque foi pior.
Na segunda fase, os Países Baixos perderam nos pênaltis para o Marrocos, por 3 a 2, após 1 a 1 no tempo normal e 0 a 0 na prorrogação. O Japão caiu de virada diante do Brasil, com um gol nos acréscimos: 1 x 2. E a Suécia levou 3 a 0 da França.
Detalhes curiosos: os neerlandeses marcaram e sofreram gols em todos os jogos, já que na fase de grupos, além da vitória sobre a Tunísia, empataram com o Japão (2 x 2) e golearam a Suécia (5 x 1). Os japoneses balançaram as redes em suas quatro partidas (além dos mencionados duelos contra Países Baixos, Tunísia e Brasil, empataram por 1 a 1 contra a Suécia). Já os suecos sofreram gol em todos os jogos.
Leia+
África é o destaque da fase de grupos da Copa do Mundo de 2026