
Todas as equipes que passem desta etapa inicial da Copa do Rei da Espanha 2025/2026 irão encarar um time da Primeira Divisão
A Copa do Rei da Espanha, oficialmente chamada de “Copa de S.M. El Rey”, torneio mais inclusivo do futebol espanhol, teve os jogos de ida da fase prévia da sua 122ª edição. Os duelos de volta serão no dia 4 de outubro.
Destaque para o Atlético Palma del Río, que goleou o Atlético Melilla por 5 a 0, fora de casa. Fran Cano abriu o placar. Ainda no primeiro tempo, Mateo Montenegro, Pedro Chacón e Denis González ampliaram. Na segunda etapa, Marcos Soler, de pênalti, completou a surra dos visitantes. Pior para o Melilla, único a perder como anfitrião, e praticamente eliminado.
Outro a golear foi o Puerto de Vega, que fez 4 a 0, em casa, no Alberite. Também em seus domínios, o Atlètic Sant Just bateu o Atlético Calatayud por 3 a 0. Erik Beattie, Jan González e Refusta (contra) marcaram os gols para a equipe de Baix Llobregat.
Mais três times se deram bem em casa. O Manises bateu o Los Garres por 2 a 0. O Textil Escudo ganhou por 2 a 1 do Negreira. O Sant Jordi venceu o Lourdes por 1 a 0, gol de Marc Olmedo.
Getxo e Betis Valladolid não saíram do 0 a 0. Sporting de Ceuta e Maracena empataram por 1 a 1. Inter de Valdemoro e Universitario também ficaram no 1 a 1.
Copa do Rei tem o Barcelona como maior vencedor
Os vencedores desta eliminatória enfrentarão na etapa seguinte (oficialmente chamada de primeira fase), como mandantes, em jogo único, uma agremiação da Primeira Divisão espanhola.
A “Copa de Su Majestad el Rey” é um torneio eliminatório anual, organizada pela “Real Federación Española de Fútbol”. Sua primeira edição aconteceu em 1903, sendo a mais antiga competição de futebol da Espanha. O campeão se classifica para disputar a Supercopa da Espanha e a Liga Europa da UEFA na temporada seguinte. No entanto, se já estiver classificado para a UEFA Champions League através de sua posição na LaLiga, a vaga na Liga Europa é dada ao mais bem classificado na LaLiga que ainda não se classificou para nenhuma competição europeia.
O Barcelona é o maior vencedor da Copa do Rei, com 32 títulos, e o atual campeão. O Athletic Bilbao é o segundo com mais títulos, com 24, e o Real Madrid é o terceiro, com 20.