
Dependendo apenas de si na última rodada, Espanyol bate Las Palmas, já rebaixado, e permanece na LaLiga para a temporada 25/26
Pela 38ª e última rodada da LaLiga 24/25, nome oficial do Campeonato Espanhol, neste sábado (24), o Espanyol venceu o Las Palmas por 2 a 0. A partida aconteceu num RCDE Stadium, em Cornellà de Llobregat, lotado.
Dependendo de um triunfo para evitar a queda à segunda divisão, os catalães foram para o intervalo empatando por 0 a 0 e na zona de rebaixamento, já que o Leganés ia batendo o lanterna Valladolid. E para piorar o goleiro Joan García se destaca e evitava que os visitantes saíssem na frente.
Já na segunda etapa, aos 19 minutos, um em lance polêmico. O argentino Alejo Véliz se chocou com a perna do português Dário Essugo, e o árbitro Alejandro Muñiz Ruiz assinalou a penalidade máxima. Javi Puado cobrou com categoria, no minuto seguinte, deslocando o goleio croata Dinko Horkas, e inaugurou o marcador. Aos 37, Javi Puado deu linda assistência para Pere Milla. livre na área, dominar e bater cruzado para fechar a conta.
Assim, com 42 pontos ganhos, o Espanyol garantiu a permanência na elite, na sua temporada de retorno, subindo provisoriamente para o 14º lugar, pondo fim também à uma sequência de cinco derrotas seguidas e seis jogos sem vencer.
O já rebaixado Las Palmas continuou com apenas 32 pontos somados, perdeu pela sexta vez seguida e não conseguiu marcar gol nos últimos quatro jogos na LaLiga, uma sequência de 426 minutos sem balançar as redes. A equipe canária desce de divisão junto com o Valladolid e o Leganés, atual campeão da segundona espanhola.
Joan García e Javi Puado, que provavelmente não permanecerão na próxima temporada, terminam como os principais responsáveis da sobrevivência do Espanyol. Ambos acabaram sendo ovacionados pela torcida azul e branca, que lotou o gramado do estádio após o apito final do árbitro.