Vaipuna estreia com goleada na Liga dos Campeões da OFC
Foto: OFC
Liga dos Campeões da Oceania 2025 teve seu jogo de abertura da fase preliminar
Começou a Fase Preliminar da edição 2025 da Liga dos Campeões da Oceania, com três clubes disputando um triangular em sede única, nas Ilhas Cook. Seriam quatro, mas nenhuma equipe de Tonga quis participar.
No jogo de abertura, o Vaipuna, de Samoa, goleou o Royal Puma, da Samoa Americana, por 4 a 0, na CIFA Academy Field 1, em Matavera, Rarotonga.
Mesmo desfalcado de seu principal jogador, o meio-campista Andrew Stefano, suspenso, a equipe samoana foi superior durante os 90 minutos. John Micheal Andrew Faafoi balançou as redes aos 15 e aos 25 minutos. Nos acréscimos do primeiro tempo, aos 46, Viliami Viliamu anotou o terceiro. Aos 18 minutos da segunda etapa, Timoteo Lesatele completou a goleada.
Agora, o Royal Puma jogará contra o Tupapa Maraerenga, das Ilhas Cook, precisando aplicar uma sonora goleada para seguir com chances de avançar. Já o Vaipuna folga e na última rodada enfrentará o Tupapa já sabendo o que precisa para seguir na competição continental.
Depois deste turno único, em sede única, apenas o primeiro colocado avançará à fase de grupos da Liga dos Campeões da Oceania de 2024.
Fase de grupos da Liga dos Campeões da OFC teve mudança de sede
Os dois representantes de Papua Nova Guiné, do Taiti e de Vanuatu se enfrentarão em play-offs nacional, decidindo mais três classificados à fase de grupos. Lá já estão o campeão de Fiji, da Nova Caledônia, das Ilhas Salomão e da Nova Zelândia (o Auckland City, atual tricampeão da Liga dos Campeões da OFC).
Os oito times disputarão a fase de grupos de 30 de março a 12 de abril, também em sede única. Seria em Fiji, mas devido a problemas de disponibilidade do local, a OFC transferiu para Hoinara, nas Ilhas Salomão. Após turno único, os dois primeiros colocados de cada irão às semifinais.