Copa do Mundo 2030: sedes Ibero-Marroquinas serão confirmadas
24ª edição da Copa do Mundo será disputada em seis países diferentes espalhados por três continentes
A Copa do Mundo de 2030 já é histórica, pois celebra o centenário da primeira edição do torneio, realizada no Uruguai em 1930. Naquela época, a competição contou com 13 seleções e foi marcada pela inauguração do icônico Estadio Centenario, construído especialmente para o evento. A edição do centenário será a primeira a ser disputada em três continentes diferentes e terá um recorde de seis países sediando a competição.
Na próxima quarta-feira (11/12), durante uma cerimônia no Congresso da FIFA, será formalizada a organização ibero-marroquina como a grande responsável por sediar o torneio. O evento também anunciará as cidades e estádios que receberão os jogos da competição.
Destaca-se que Argentina, Paraguai e Uruguai irão sediar um jogo da fase de grupos cada, com o Uruguai sendo o palco da partida de abertura, em homenagem aos 100 anos da competição. Os outros 17 estádios que serão usados para o torneio, totalizando 20, devem atender a algumas especificações, incluindo a capacidade mínima de torcedores: 80 mil para as finais e a cerimônia de abertura, 60 mil para as quartas de final em diante, e pelo menos 40 mil para as demais partidas.
A escolha dos estádios apresenta particularidades, especialmente no caso da Espanha. O país será o responsável por sediar a maioria dos jogos, tendo indicado 11 estádios, dos quais 9 serão selecionados. Estão em disputa dois estádios em Madri e dois em Barcelona. Portugal, por sua vez, indicou duas cidades e três estádios, enquanto o Marrocos escolheu seis cidades, cada uma com um estádio designado.
Confira as cidades e estádios:
Espanha:
- Barcelona (Camp Nou/Estádio RCDE)
- Bilbao (San Mamés)
- Corunã (Riazor)
- Las Palmas (Gran Canária)
- Madri (Santiago Bernabéu/Metropolitano)
- Málaga (La Rosaleda)
- San Sebastián (Anoeta)
- Sevilla (La Cartuja)
- Zaragoza (La Romareda)
Marrocos:
- Tanger (Stade Ibn Batouta)
- Fez (Complexe Sportif de Fès)
- Rabat (Stade Prince Moulay Abdellah)
- Casablanca (Grand Stade Hassan II)
- Marrakech (Stade de Marrakech)
- Agadir (Grand Stade d’Agadir)
Portugal:
- Lisboa (Estádio da Luz / Estádio José Alvalade)
- Porto (Estádio do Drgão)
Estádio da grande final da Copa em disputa
O estádio que sediará a grande final da Copa do Mundo de 2030 ainda não foi definido, com Espanha e Marrocos disputando a sede. Os espanhóis defendem que o jogo decisivo aconteça no Santiago Bernabéu, que está em reforma e deverá ser concluída até janeiro de 2025. As obras, iniciadas em junho de 2019, já ultrapassaram os 893 milhões de euros em custos.
Por outro lado, os marroquinos apostam no Grand Stade Hassan II, que será erguido em um terreno de 100 hectares. Além de seu tamanho impressionante, o estádio se destacará pela arquitetura inovadora, inspirado nas tradicionais tendas “moussem”, e terá capacidade para 115 mil espectadores.
Esportes Mais no Instagram
Esportes Mais no Facebook
Leia+
É hexa! Brasil vence Argentina e conquista Copa do Mundo de Futsal
Fator Marrocos: Saiba quantos africanos já chegaram às quartas da Copa do Mundo