Atlético Mineiro e Botafogo decidem Libertadores no Monumental
Em Buenos Aires, Atlético Mineiro x Botafogo realizam mais uma final brasileira na Libertadores
Atlético Mineiro e Botafogo se enfrentam neste sábado (30), às 17h00 (Brasília), pela final da Copa Libertadores 2025, no estádio Monumental de Nuñez, em Buenos Aires. A transmissão da finalíssima será feita pela Globo e ESPN.
Enquanto o Glorioso tenta sua primeira Libertadores, o Galo tenta o bicampeonato. A primeira Libertadores do Atlético veio em 2013, na era Ronaldinho, e o único jogador que permanece no clube daquele time é Bernard.
O meia era um jovem promissor, mas já era titular e foi peça fundamental no título do clube mineiro. Na era Hulk, a era mais vencedora da história do galo, o time tenta fechar com o título que falta para sacramentar essa era. Títulos como: campeonato brasileiro, copa do brasil, mineiro, supercopa, foram os títulos conquistados.
O Glorioso, talvez, viva seu melhor momento na história. Após a era Garrincha e o título de 95, o Botafogo tem grande chance de volta a ser campeão brasileiro e está um jogo de conseguir o maior título de sua história, que seria a Copa Libertadores.
No brasileirão, o time oscilou contra Cuiabá, Atlético MG e Vitória, mas teve um triunfo espetacular por 3 a 1 contra o Palmeiras e reassumiu a liderança. Agora, o time chega a final com muita confiança de conquistar, pela primeira vez, o maior título da América do Sul.
Atlético Mineiro busca bicampeonato
O momento do Atlético Mineiro é péssimo. Não vence há dez jogos, sendo que a última vitória foi o 3 a 0 nas semifinais da Libertadores contra o River. Naquela ocasião, Deyverson duas vezes e Paulinho uma vez marcaram. Na volta, empate por 0 a 0 e classificação garantida. De volta ao Monumental, lugar onde foi feliz na semi, o Atlético tenta fazer do Monumental seu terceiro estádio de maior felicidade.
Em relação a escalação, Gabriel Milito poupou todos seus titulares no meio da semana. Jogadores como Hulk e Paulinho nem ficaram no banco, sendo assim o foco todo da semana foi para a final. A provável escalação do galo deve ser: Everson; Lyanco, Battaglia, Alonso; Scarpa, Vera, Franco, Arana; Hulk, Paulinho e Deyverson.
Botafogo chega pela primeira vez na final
Se o Galo viver um momento ruim, por outro lado, o glorioso vive um momento mágico. Apesar de ter oscilado, o fogão tem uma derrota nos últimos 18 jogos. Essa derrota foi por 3 a 2, para o Peñarol, na semifinal da Libertadores, após ter vencido a partida de ida por 5 a 0. Naquela ocasião, com aquela vantagem, o técnico Arthur Jorge colocou um time alternativo, mas mesmo assim chegou na final.
Após vencer o Palmeiras e chegar com grande para a grande final, o glorioso só tem um problema para o dia D. O zagueiro Bastos, que saiu lesionado diante do Palmeiras, teve sua lesão confirmada e está fora da partida. Sendo assim, Adryielson, autor do terceiro gol diante do Palmeiras deve começar jogando. No mais, o Botafogo deve ir a campo com: John; Vitinho, Adryielson, Barboza, Alex Telles; Marlon Freitas, Gregore; Luiz Henrique, Savarinho, Almada; Igor Jesus.
Ficha técnica – Atlético Mineiro x Botafogo
Local: Estádio Monumental de Nuñez, Buenos Aires-ARG.
Horário e transmissão: 17h00 (Brasília); Globo e ESPN.
Árbitro: Facundo Tello (ARG).
Auxiliares: Ezequiel Brailovsky e Gabriel Chade (ARG).
Quarto Árbitro: Yael Falcón (ARG).
Quinto Árbitro: Cristian Navarro (ARG).
VAR: Mauro Vigliano (ARG).
Auxiliares do VAR: Christian Lescano, Carlos Orbe e Hernan Mastrangelo (ARG).
Atlético MG: Everson; Lyanco, Battaglia, Alonso; Scarpa, Vera, Franco, Arana; Hulk, Paulinho e Deyverson. Técnico: Gabriel Milito.
Botafogo: John; Vitinho, Adryielson, Barboza, Alex Telles; Marlon Freitas, Gregore; Luiz Henrique, Savarinho, Almada; Igor Jesus. Técnico: Arthur Jorge.