Cai o último invicto na terceirona espanhola
Cultural Leonesa era o único que ainda não havia perdido, porém caiu dentro de casa diante do Sestao River, pela terceirona espanhola 2024/2025
Em jogo válido pela 12ª rodada da “Primera RFEF” 2024/2025, nome oficial da terceirona do futebol espanhol, o Cultura Leonesa, último invicto entre todos os 40 participantes, perdeu para o Sestao River, por 2 a 1, em pleno estádio Municipal Reino de León, na cidade de León.
Todos os gols saíram no segundo tempo. Aos 18 minutos, Jon Etxaniz colocou os visitantes na frente. Manu Justo chegou a empatar aos 34, porém logo em seguida, aos 36, Diego Aznar pôs fim à invencibilidade dos locais.
Curiosamente, o Sestao River é a mesma equipe que havia vencido pela última vez o Cultural Leonesa, em jogo válido pela rodada derradeira da temporada passada. Além disso, ocupa a zona de rebaixamento e seus três triunfos foram fora de seus domínios. Mesmo com o revés, os comandados por Raúl Llona continuam tranquilos na ponta do Grupo 1.
Os 40 clubes estão divididos em dois grupos. Segundo o regulamento, após as 38 rodadas previstas, o primeiro colocado de cada um garante o acesso à segundona na próxima temporada. Segundo, terceiro, quarto e quinto colocados dois dois grupos disputarão um play-off. Após duas fases, os dois que sobrarem estarão promovidos. Por outro lado, os cinco últimos (do 16º ao 20º) sofrerão o rebaixamento à “Segunda RFEF” (quarta divisão espanhola).
Confira a situação em cada grupo da terceirona espanhola:
No Grupo 1, o Cultural Leonesa tem 27 pontos ganhos, seis a mais que o Arenteiro. Andorra (20), Barakaldo (19) e Real Sociedad B (18) fecham o G-5. Na zona de rebaixamento estão Gimnástica Segoviana (14), Sestao River (12), Bilbao Athletic (11), Amorebieta (8) e Ourense (7). Este grupo ainda tem outras três “filiais”: Osasuna Promesas (10º), Celta de Vigo Fortuna (12º) e Barcelona Atlètic (15º).
No Grupo 2, a rodada foi adiada em função do fenômeno DANA. O Betis Deportivo lidera com 23 pontos ganhos, dois a mais que o Antequera. Real Murcia (20), Marbella (18) e Ceuta (17) completam o G-5. Na zona de rebaixamento estão Villarreal B (12), Recreativo Huelva (12), Sanluqueño (12), Intercity (10) e Alcorcón (10). Este grupo ainda tem o Atlético de Madrid B (8º), Sevilla Atlético (13º) e o Real Madrid Castilla (15º), completando mais cinco “filiais”.
Leia+