Universitario conquista “Torneo Clausura” no Peru
Universitario empatou, mas foi favorecido pela derrota do Alianza Lima para se coroar campeão, repetindo o feito do ‘Torneo Apertura’
A 17ª e última rodada do ‘Torneo Clausura’ 2024 do Campeonato Peruano definiu o Universitario como campeão. Assim, o clube da capital repete o que já havia conseguido no ‘Torneo Apertura’.
Na altitude de Ayacucho, a quase 3.000 metros acima do nível do mar, os Cremas, diante de oito mil torcedores que lotaram o estádio de Andahuaylas, ficaram no 0 a 0 contra o Los Chankas. Contudo contaram com a ajuda incrível do Alianza Lima, derrotado pelo Cusco por 2 a 1, em pleno estádio Alejandro Villanueva, em Lima.
Assim, o Universitario conquistou, consequentemente, o título nacional, por ter vencido os dois torneios do Campeonato Peruano, justamente no ano do seu centenário, algo que nenhum clube jamais conseguiu.
“O clube está sempre pronto para lutar pelos campeonatos porque tudo é feito no seu lugar. Tudo está no bom caminho e conseguimos chegar a estas posições, que às vezes é preciso perder. O caminho que o ‘U’ está seguindo é o que o levou a estar nesta posição hoje”, comentou o treinador Fabián Bustos, que passou pelo Santos em 2022.
Mesmo conquistando o ‘Apertura’ no saldo de gols contra o Sporting Cristal e o ‘Clausura’ por um ponto contra o Alianza Lima, seus dois maiores rivais, o Universitario provou ser o melhor durante todo o ano pelos seus números incríveis. Foi o clube com mais vitórias, menos derrotas, menos gols sofridos, o que ficou mais jogos sem ser vazado e o único a ter 100% de aproveitamento em casa \(17 triunfos).
Além disso, tornou-se a primeira equipe peruana a conquistar o título nacional nas suas Bodas de Prata (1949), Bodas de Ouro (1974), Bodas de Diamante (1999), vésperas do centenário (2023) e no seu centenário (2024).