Atual campeão, Colo-Colo está fora da Copa Chile
Na reedição da final de 2023, Magallanes se vingou e eliminou o Colo-Colo nas quartas da Copa Chile de 2024
Em jogo de volta da fase de quartas de final da edição 2024 da Copa Chile, o torneio mais antigo do país, Colo-Colo e Magallanes não saíram do 0 a 0, no estádio Monumental David Arellano, em Santiago.
Em ampla vantagem por ter feito 3 a 0 na ida, o time da segunda divisão até balançou as redes, aos 17 minutos, através de Danilo Catalán, mas o árbitro anulou porque no início da jogada, Tomás Aránguiz havia ajeitado a bola com a mão. Por reclamação, o técnico Ronald Fuentes acabou expulso por Diego Flores.
Outra polêmica aconteceu aos 39 minutos. Guillermo Paiva caiu dentro da área após falta de Matías Vásquez. A infração foi em cima da linha, o que seria pênalti, mas o árbitro marcou fora da área.
O Colo-Colo pressionou durante todo o segundo tempo e o adversário mal conseguia sair de seu campo de defesa. Aos 20 minutos, Nicolás Mancilla levou o segundo amarelo. Contudo, a vantagem numérica do Cacique durou um minuto, porque Arturo Vidal também recebeu cartão vermelho, por duplo amarelo.
Assim, o Magallanes se vinga da final do torneio perdida em 2023 e avança à semifinal para encarar o Ñublense, que eliminou o Puerto Montt. Após dois empates por 1 a 1, o time da casa fez 4 a 2 nos pênaltis, no estádio Bicentenario Municipal Nelson Oyarzún, em Chillán. A Universidad de Chile, que passou pelo Coquimbo na outra semifinal (0 x 0 fora e 1 x 0 em casa), é a primeira finalista.