Opinião: 5 tenistas que foram prejudicadas por lesões e que são superiores a Paula Badosa

 Opinião: 5 tenistas que foram prejudicadas por lesões e que são superiores a Paula Badosa

NEW YORK, NEW YORK – SEPTEMBER 01: Paula Badosa of Spain celebrates a point against Yafan Wang of China during their Women’s Singles Fourth Round match on Day Seven of the 2024 US Open at USTA Billie Jean King National Tennis Center on September 01, 2024 in the Flushing neighborhood of the Queens borough of New York City. (Photo by Luke Hales/Getty Images)

Paula Badosa é realmente a melhor do mundo?

Bom, na última segunda-feira (21) uma fala explodiu no mundo do tênis sobre a espanhola Paula Badosa. Fernando Meligeni, ex-tenista e comentarista da ESPN comentou em seu podcast pessoal a seguinte fala:

“Pra mim a Badosa é a melhor jogadora do mundo de tênis. Só que ela quebra. Como assim ? Pra mim é. Saca, devolve, direita. Pra jogar você precisa tudo. Quando ela está jogando bem, é a melhor do mundo”, disse Meligeni que foi indagado por Fernando Nardini sobre a consistência dela inferior as demais. Ele então respondeu: “O grande problema dela é que ela quebra. E durante um tempo a cabeça dela não queria mais jogar. Quando ela estava ali quatro, cinco do mundo ela tivesse quebrando menos…ela ganhoiu a Bia Haddad e não conseguiu jogar no dia seguinte. Ela é muito de porcelana, qualquer coisa quebra. Por isso ela não é número 1 do mundo. Pra mim de jogo ela é a melhor do mundo. É melhor que a Sabalenka ? É. É melhor que a Swiatek na minha visão. É tenisticamente, ela é melhor.” – Fernando Meligeni no New Balls Please

Só que vamos de forma contrária a esse pensamento, já que entendo que mesmo bem fisicamente, a Badosa não atingiu o nível esperado para essa tal confiança. Dessa forma, listamos 5 jogadoras que são “tenísticamente” melhores que a espanhola e não conseguiram atingir o nível esperado.

1 – Naomi Osaka

Naomi Osaka of Japan
(2024 Getty Images)

Para começar sem apelação, falarei de Naomi Osaka. A tenista que já foi ex-número 1 do mundo e campeã de 4 Grand Slams não conseguiu retomar ainda o seu melhor nível de tênis. Ela teve não somente lesões, mas também problemas relacionadas a saúde mental, que a deixou afastada das quadras por um tempo. E quando se achava que ia voltar, ela também deu uma pausa por conta da gravidez. Recentemente, Osaka voltou ao circuito e já fez ótimas partidas. Quase derrotando Iga Swiatek em Roland Garros.

Na minha opinião, se a Osaka não tivesse tantas pausas em sua carreira estaria disputando entre as cabeças contra Iga Swiatek e Sabalenka, isso falando de tênis atual. Naomi Osaka tem um excelente saque e também joga muito bem no fundo da quadra, bastante ofensiva e gosta de jogar dentro da quadra. Sua potência, força e resiliência são admiráveis dentro de uma quadra de tênis.

Junto com o talento, ainda é uma personagem importante para o mundo do tênis.

Títulos e feitos:

Melhor Ranking: 1ª – 28 de janeiro de 2019

Títulos: Australian Open (2019 e 2021), US Open (2018 e 2020), Tóquio (2019), Pequim (2019) e Indian Wells (2018)

2 – Karolina Muchová

Getty Images

Em um caso claro de azar e muitas lesões. Karolina Muchová que é tida como uma das melhores do circuito teve que paralisar sua carreira em várias oportunidades por conta de lesão. Com um estilo de jogo com muita variação, golpes colocados e estratégia agressiva. Muchová causa uma dor de cabeça gigante as adversárias no top 10, tanto que recentemente chegou a vencer a Aryna Sabalenka. Além de que mesmo voltando de lesão, alcançou as semifinais do US Open e poderia ter sido mais.

As lesões da tcheca a empurra para baixo, não conseguindo atingir o patamar esperado. Mas com um final de 2024 em que ela tem se mostrado brilhante. A expectativa é de um 2024 ainda melhor. Tanto, que com apenas 7 torneios disputados nesse ano, está em 23º lugar no ranking.  E olha só esse histórico de lesões:

Na WTA, ela só conquistou 1 título até agora. Em Seoul 2019. Mas alguém tem dúvidas de que isso mudará em breve?

3 – Elena Rybakina

The latest fitness update on Elena Rybakina has just been given after she misses US Open and Asian swing
Foto: Getty Images

Não sei se parece muito óbvio ela que eu estou citando aqui. Mas Elena Rybakina é nível Iga-Sabalenka com muita tranquilidade, no entanto seus problemas de saúde a impede de ganhar ainda mais títulos. Dono de talvez o melhor saque da WTA ao lado de Sabalenka e Zheng. Ela é agressiva, tem uma esquerda maravilhosa e uma direita melhor ainda. Ela já bateu em todo mundo, seja Iga, seja Sabalenka. Já ganhou Slam, já fez final de outro.

Infelizmente o 2024 da cazaque foi de muitos altos e baixos. E mais baixos que altos, com um problema que pode ter envolvido o seu ex-técnico. Nesse ano ela conquistou 3 títulos, venceu 41 jogos e perdeu apenas 9 em 12 torneios disputados. Elena Rybakina foi campeã de Wimbledon em 2022 e finalista do Australian Open 2023. Ela já alcançou o número 2 do mundo.

Foi campeã também em Stuttgart, Abu Dhabi, Brisbane (2024); Roma e Indian Wells (2023); Hobart (2020) e Bucareste (2019)

4 – Marketa Vondrousová

Há quem conteste Marketa Vondrousová. Mas como contestar, se a coitada nem jogo. A cada 2 torneios se lesiona em 3 vezes. Campeã de Wimbledon em 2023 não consegue se estabilizar com muitas lesões. Ela que é uma canhota habilidosíssima. E que também já alcançou a final de Roland Garros, é uma jogadora muito versátil e não joga só na pancadaria. Equilibrada dos dois lados, não consegue se firmar dentro do circuito.

Vondrousova into Wimbledon final, ending Svitolina's Ukraine dream
ADRIAN DENNIS | Crédito: AFP

Ela tem as armas. Mas não tem o físico. Alcançou o top 10 em 2023. Mas de lá pra cá só mais 13 torneios jogados. Ela só volta a jogar no ano que vem.

 

5 – Bianca Andreescu

Bianca Andreescu is Back and Ready to Rock | National Bank Open
Foto: National Bank Open

E para não deixar o lado clubista de lado, tinha que falar de Bianca Andreescu. Que na minha opinião é melhor que Paula Badosa, no entanto, coitada. É de vidro. São muitas lesões, muitas lágrimas, ausência, depressão e muito mais.

É muito intenso torcer pela Bibi, você vê ela jogando hoje e não sabe se jogará amanhã. Em 2024, ela aparentemente está um pouco melhor fisicamente. Mas ainda não consegue aguentar a rotina de grandes jogos. E já mostrou várias vezes o seu talento. Campeã do US Open em 2019. Ela também foi campeã de Indian Wells sobre Angelique Kerber e Indian Wells sobre Serena Williams, vulgo a maior de todos os tempos.

Sua carreira sempre foi marcada pelo: “Ela consegue jogar mais”. E todo mundo sabe. No entanto, ela não consegue se estabilizar. Mas na minha opinião, ainda é melhor que a Badosa. Ela já atingiu o top 5, e quando foi jogar o WTA Finals se lesionou durante o torneio.

Desde já considero a opinião do Fernando Meligeni importante. E com o devido respeito, discordo. Sem ofensas.

Esse texto retrata uma opinião do autor, que não necessariamente também é do Esportes Mais

Discorda de algum nome? Comente

Esportes Mais

Facebook

Mundo do Tênis

Matheus Silva

Matheus Silva, âncora do Mundo do Tênis Podcast Formado em Administração e Controladoria e Finanças

Related post

Leave a Reply