Brasileiro marca na classificação do Colorado Rapids na Leagues Cup
Segunda edição da Leagues Cup começou com a participação das 47 equipes da elite mexicana e norte-americana
A edição 2024 da Copa das Ligas, oficialmente chamada de “Leagues Cup”, teve 15 grupos na primeira fase, em turno único, contando com todos os 18 times da Liga MX e os 29 da Major League Soccer.
Os dois primeiros colocados de cada grupo avançaram para o mata-mata, onde já estavam o vencedor da MLS Cup (Columbus Crew) e o campeão mexicano de 2023 (América).
Todas as partidas estão sendo realizadas nos Estados Unidos ou no Canadá, com as equipes da MLS jogando em casa e as partidas intra-Liga MX disputadas nos locais da MLS, dependendo da região.
Um brasileiro balançou as redes pela terceira fase, as oitavas de final. Rafael Navarro, revelado pelo Botafogo e ex-Palmeiras, abriu o placar aos 14 minutos do primeiro tempo para o Colorado Rapids, na vitória por 2 a 1 sobre o Toluca, no estádio Dick’s Sporting Goods Park, em Commerce City, Colorado. O português Paulinho empatou aos 38 minutos da etapa final, porém já nos acréscimos, aos 51, D. Yapi, que havia entrado justamente no lugar do atacante brasuca, definiu a classificação do time da casa.
Numa virada espetacular, o Columbus Crew eliminou o atual campeão Inter Miami, no estádio Lower.com Field, em Columbus, Ohio: 3 x 2. Os paraguaios M. Rojas, aos dez minutos da primeira etapa, e D. Gómez, já aos 17 minutos do segundo tempo, abriram vantagem para os visitantes. Contudo, C. Ramirez diminuiu aos 22 e o uruguaio D. Rossi empatou aos 24 e virou aos 35 minutos.
Demais resultados:
Seattle Sounders 4 – 0 Pumas UNAM
Cincinnati 2 – 4 Philadelphia Union
Tigres 1 – 2 New York City
Cruz Azul 2 – 2 Mazatlán (1 – 3 pen)
Los Angeles FC 4 – 1 SJ Earthquakes
América 4 – 2 St. Louis City
Veja os duelos das quartas de final da Leagues Cup, sábado (17):
Columbus Crew x New York City
Philadelphia Union x Mazatlán
Seattle Sounders x Los Angeles FC
América x Colorado Rapids
Dos oito clubes que restam na briga pelo título, a melhor campanha pertence justamente aos dois campeões nacionais, únicos com 100% de aproveitamento.
O Columbus Crew venceu seus dois jogos disputados, marcando sete gols e sofrendo dois. Já o América, em seus dois triunfos, fez seis gols e levou três. Philadelphia Union (três vitórias e um empate; oito gols pró e três contra) e Los Angeles FC (três vitórias e um empate; 11 gols pró e três contra) também estão invictos. E todos podem ser semifinalistas, pois não se encontrarão nas quartas.
O Seattle Sounders tem três vitórias e uma derrota, com dez gols marcados e quatro sofridos. Mazatlán (seis gols a favor e quatro contra) e Colorado Rapids (seis gols a favor e oito contra) venceram duas vezes, empataram uma e perderam outra. O New York City tem a pior campanha: um triunfo, dois empates e um revés, com cinco gols feitos e seis sofridos.
Em 2023, a final aconteceu no estádio GEODIS Park, na cidade de Nashville, Tennessee, entre duas equipes da MLS. Nashville e Inter Miami empataram por 1 a 1. Com o resultado, o título foi decidido nas penalidades máximas. Todos acertaram até a disputa chegar aos goleiros. Callender fez o do Inter Miami e defendeu o cobrado por Pannico, definindo o marcador em 10 a 9.
Leia+
Definidos todos os classificados ao mata-mata da Leagues Cup