Espanha conquista inédito ouro olímpico no polo aquático
Após quatro ouros nos dias anteriores, Espanha leva o quinto nos Jogos Olímpicos de Paris, desta vez no polo aquático
Após ganhar o ouro na classe 49er masculina do iatismo, na marcha atlética mista, no futebol e no salto triplo, a Espanha conquistou sua quinta medalha dourada nos Jogos Olímpicos de Paris.
Neste sábado (10), após ficar em segundo lugar em Londres-2012 e Tóquio-2020, perdendo ambas finais para os Estados Unidos, a seleção espanhola, dirigida por Miki Oca, levou a melhor na decisão da medalha de ouro, sobre a Austrália, por 11 a 9, no polo aquático feminino, realizada na piscina da La Defense Arena.
O primeiro quarto terminou empatado em 2 a 2. No segundo quarto, a Espanha conseguiu abrir uma ligeira vantagem de 3 a 2. Após o intervalo, as espanholas conseguiram ampliar o placar para 7 a 5. No último quarto, a Austrália partiu para o tudo ou nada, mas não conseguiu diminuir a diferença. Bea Ortiz marcou quatro gols e Maica Modoy mais três, sendo os destaques do selecionado espanhol.
Assim, a Espanha conquistou a medalha que faltava, pois já tinha no currículo um Mundial e um Europeu. As australianas, por sua vez, são as primeiras campeãs do polo aquático feminino, em Sydney-2000 e levaram para a casa a quarta medalha do país no esporte.
No Grupo B da competição na primeira fase, a Espanha estreou vencendo a França (15 x 6). Depois fez 13 a 11 nos Estados Unidos, 10 a 8 na Grécia e 13 x 11 na Itália. Nas quartas de final, fácil vitória sobre o Canadá (18 x 8). Nas semifinais, difícil e emocionante triunfo sobre os Países Baixos, por 19 a 18, nos pênaltis, após empate por 14 a 14 no tempo normal.
Leia+