Espanha leva a prata no basquete feminino 3×3
Espanha perde o ouro ao ser derrotada na final pela Alemanha, por apenas um ponto
A Espanha conquistou sua nona medalha nas Olimpíadas de Paris. O time de basquete feminino 3×3 ficou muito perto do título, mas perdeu a final para a Alemanha por 18 a 17, em La Concorde.
De todas as formas, a equipe formada por Vega Gimeno, Sandra Ygueravide, Juana Camilion e Gracia Alonso fez história ao conseguir a primeira mefalha olímpica do país na modalidade.
Na primeira edição do basquete 3×3, em Tóquio 2021, a Espanha não participou, sendo eliminada no pré-olímpico. Em Paris, estreou vencendo o Azerbaijão por 18 a 16. Depois bateu a anfitriã França por 17 a 12. Em seguida duas derrotas: 11 x 14 China e 11 x 17 Estados Unidos. Recuperação diante da Austrália: 21 x 17. Por fim mais duas derrotas: 20 x 22 Canadá e 15 x 18 Alemanha.
Mesmo com três vitórias em sete jogos, a Espanha avançou às semifinais, já que Austrália, Estados Unidos e França fizeram a mesma campanha.
Na semifinal, vitória na prorrogação sobre os Estados Unidos, por 18 a 16. E na decisão do ouro, já com medalha assegurada, na revanche contra a Alemanha, a seleção espanhola liderou boa parte do jogo, chegou a abrir 10 a 6 e estava com 12 a 11 a seu favor restando dois minutos. Contudo, no último minuto o marcador mostrava empate: 15 x 15. A 17 segundos do fim, com 17 a 16 e a posse de bola, inexplicavelmente as espanholas a perderam e Greinacher acertou uma cesta de fora do garrafão para virar o placar. Gracia Alonso ainda tentou um arremesso de longe, no estouro do cronômetro, mas a bola não entrou.
Assim, até o momento, a Espanha tem uma medalha de ouro, três de prata e cinco de bronze nas Olimpíadas de Paris.
Leia+