Russell vê batida dos dois primeiros e vence GP da Áustria de F1
Tricampeão mundial e rumo ao tetra, Max Verstappen ainda assim ampliou sua vantagem na liderança da temporada da F1
A temporada de 2024 da F1, com um número recorde de grandes prêmios na história, teve, no circuito Red Bull Ring, na Áustria, mais uma etapa. E uma corrida até certo ponto monótona teve um fim eletrizante.
O pole Max Verstappen manteve a ponta e tinha certa vantagem sobre o segundo colocado, Lando Norris. Na volta 52, o líder foi chamado aos boxes e o piloto da McLaren, que vinha oito segundos atrás, também entrou. A troca do holandês foi ruim: durou seis segundos e meio. Na volta à pista, estavam separados por apenas 2s9. Para completar, Max travou os pneus em uma curva e a diferença caiu para 1s8.
Dali em diante, o tricampeão da Red Bull viu Norris diminuir a desvantagem e já podia abrir a asa traseira. Norris tentou ultrapassar o rival por cinco vezes. Enquanto o inglês reclamava das mexidas excessivas do adversário, Max fazia o que podia para evitar a ultrapassagem. Até que a cinco voltas para a bandeirada, aconteceu uma colisão: Verstappen acertou a roda dianteira direita e a asa traseira do rival, além de furar o próprio pneu.
Com os danos, ambos foram para os boxes, cedendo a liderança para George Russell, da Mercedes. Norris teve que abandonar a corrida. Já Verstappen recebeu dez segundos de punição pelo contato, porém conseguiu permanecer na disputa, voltando em quinto lugar.
A Mercedes não vencia uma corrida desde o triunfo do mesmo Russell no GP de São Paulo de 2022, chegando a 126 em sua história. O britânico de 26 anos conquistou a segunda vitória na carreira. Oscar Piastri, da McLaren, e Carlos Sainz, da Ferrari, completam o pódio.
Veja o resultado final do GP da Áustria de F1:
1. George Russell – Mercedes
2. Oscar Piastri – McLaren
3. Carlos Sainz – Ferrari
4. Lewis Hamilton – Mercedes
5. Max Verstappen – Red Bull
6. Nico Hülkenberg – Haas
7. Sergio Pérez – Red Bull
8. Kevin Magnussen – Haas
9. Daniel Ricciardo – Visa CashApp RB
10. Pierre Gasly – Alpine
11. Esteban Ocon – Alpine
12. Charles Leclerc – Ferrari
13. Lance Stroll- Aston Martin
14. Alexander Albon – Williams
15. Yuki Tsunoda – Visa CashApp RB
16. Valtteri Bottas – Sauber
17. Guanyu Zhou – Sauber
18. Fernando Alonso – Aston Martin
19. Logan Sargeant – Williams
20. Lando Norris – McLaren (abandonou)
Melhor volta da corrida: Fernando Alonso – 1:07.694 na 70ª volta (média: 289,887 km/h).