Definidos os últimos cinco classificados à terceirona espanhola
Dos cinco clubes que jogaram em casa, só dois se classificaram à “Primera RFEF” 2024/25, a terceirona espanhola
Foram realizadas as partidas de volta da segunda fase de play-offs da “Segunda RFEF” 2023/2024, nome oficial da quarta divisão do futebol espanhol, etapa que definiu os últimos cinco clubes a conseguirem a promoção para a “Primera RFEF”, a terceirona nacional.
Na primeira fase foram 90 participantes em cinco grupos regionalizados, com 18 integrantes cada. Após as 34 rodadas previstas, o primeiro colocado garantiu o acesso à “Primera RFEF” na próxima temporada: Ourense, Athletic Bilbao B, Hércules, Sevilla Atlético e Gimnástica Segoviana,
Segundo, terceiro, quarto e quinto colocados disputarão um play-off com os clubes que terminarem nestas mesmas colocações nos outros cinco grupos. Após duas fases mescladas, os cinco que sobrarem estarão promovidos. Por outro lado, os cinco últimos (do 14º ao 18º) sofreram o rebaixamento. Além disso, os quatro piores 13º disputaram um play-out para definição de mais dois despromovidos à “Tercera RFEF” (quinta divisão espanhola).
Dois mandantes sofreram, mas se classificaram à terceirona
O Yeclano (2º do 4), que tinha perdido para o Numancia (3º do 5), por 2 a 1, na ida, acabou com a invencibilidade do time de Soria no mata-mata, após fazer 2 a 1, no estádio Municipal La Constitución, em Yecla. Carlos González abriu o placar aos 19 minutos, mas Sato, aos 40, empatou. No segundo tempo veio a virada, aos 16 minutos, com Sergio Sanchís, que havia começado no banco. O resultado levou a decisão para a prorrogação. Os mandantes perderam Gabri Clemente, expulso aos oito minutos do primeiro tempo, mas conseguiram segurar o placar em branco e subiram de divisão.
O Orihuela (4º do 4), então invicto no mata-mata e vindo de um triunfo por 3 a 1, em casa, perdeu para o Barakaldo (2º do 2), por 2 a 0, no estádio Nuevo Lasesarre, em Barakaldo. O time anfitrião saiu na frente com Iker Pedernales, logo aos sete minutos. No segundo tempo, Borja García, aos 18 minutos, fez o gol que levou o duelo para a prorrogação. Os visitantes tiveram Marc Sirera expulso, aos cinco minutos da etapa final. Com o placar em branco, o Barakaldo foi à terceirona.
Três times avançaram fora de casa nos play-offs da terceirona
O Zamora (3º do 1) eliminou o SS Reyes (2º do 5). Após empate por 1 a 1, em casa, triunfo por 1 a 0, em pleno estádio Municipal Nuevo Matapiñonera, em San Sebastián de los Reyes. O colombiano Luis Chaverra fez o único gol do jogo, aos 13 minutos do segundo tempo.
O Betis B (5º do 4), que havia ganhado por 1 a 0 do Pontevedra (2º do 1), na ida, empatou por 1 a 1, no estádio Municipal de Pasarón, em Pontevedra. Os dois gols saíram depois do intervalo. Jesús Rodríguez abriu o placar aos 29 minutos e Rufo, aos 42, igualou o marcador, em vão. O time bético terminou invicto o mata-mata.
Outro invicto no mata-mata, o Marbella (3º do 4), que havia vencido por 1 a 0 a UD Logroñés (3º do 2), na ida, repetiu o placar, em pleno estádio Nuevo Municipal Las Gaunas, em Logroño. O marfinense Jacques Dago fez o único gol do jogo, aos 24 minutos do segundo tempo.
Assim, Urko Izeta, do Athletic B, terminou no topo da artilharia, com 21 gols marcados, dois a mais que Unai Ropero, do Alavés B.