Palmeiras e São Paulo decidem o título da Supercopa do Brasil 2024
Os dois campeões nacionais no ano de 2023 terão seus caminhos cruzados na disputa da Supercopa do Brasil 2024
Na tarde deste domingo (4) às 16h00 (horário de Brasília), Palmeiras e São Paulo entram em campo para disputar o título da Supercopa do Brasil 2024, no Mineirão, em Belo Horizonte-MG
Como vem o Palmeiras
Presente na competição por ser o atual campeão do Brasileirão 2023, o Palmeiras chega para o duelo deste domingo com três vitórias seguidas. O Alviverde venceu o Red Bull Bragantino por 1 a 0, o Santos por 2 a 1, no Clássico da Saudade, e a Inter de Limeira por 3 a 2. Com os mesmos 10 pontos, o Palmeiras é líder do Grupo B do Campeonato Paulista 2024.
O ponto de maior destaque do Alviverde é o setor ofensivo. O time balançou as redes em todos os quatro jogos neste início de temporada. Foram sete gols marcados e quatro sofridos. Por outro lado, a defesa ainda requer atenção. Somente diante do Bragantino é que a equipe de Abel Ferreira saiu de campo sem sofrer gols. O Palmeiras entra em campo também buscando o segundo título da Supercopa. Desta forma, se igualaria ao Flamengo, como o maior vencedor do torneio.
Sem poder contar com Endrick, que está com a Seleção Brasileira no Pré-olímpico, o Palmeiras deve ter Flaco Lopez no lugar do camisa 9 e formando o ataque com Rony. Aliás, no meio de campo, Richard Rios deve ser titular ao lado de Zé Rafael e Veiga.
Um dos grandes clássicos do futebol paulista, o Choque-Rei tem em sua história incríveis 344 jogos nas mais diversas competições nacionais e sul-americanas, com números extremamente equilibrados. São 116 vitórias de cada time, com outros 112 empates. Por outro lado, o Palmeiras é o time que mais marcou gols, sendo 452 contra 442 do São Paulo.
Como vem o São Paulo
O novo técnico do Tricolor Thiago Carpini, ex Juventude, chega com bastante confiança para o duelo deste domingo contra o Palmeiras. Isso porque o comandante da equipe são paulina já soma 10 pontos no Grupo D do Campeonato Paulista de 2024 (3 vitórias e 1 empate). Líder absoluto, o time de Carpini conquistou mais um feito na última terça-feira (30). O São Paulo finalmente quebrou o tabu de nunca ter vencido a equipe do Corinthians na Neo Química Arena. O Tricolor foi superior ao rival, e venceu com tranquilidade o time de Mano Menezes por 2 a 1 com gols de Calleri e Luiz Gustavo.
O título da Supercopa é um troféu que o São Paulo ainda não tem. Esse fato certamente aumenta o ânimo dos atletas que veem nesta partida, a oportunidade de mudar a história do clube, mais uma vez. O Tricolor vem mostrando um nível de jogo satisfatório neste início de temporada. Mesmo assim, o time precisa de algumas melhorias em setores específicos.
Considerando jogos de mata-mata entre São Paulo e Palmeiras, é importante observar que o São Paulo triunfou em 16 oportunidades das 21 disputas que houveram. Esse retrospecto favorável pode ser usado como um trunfo na busca do Tricolor pelo título inédito.
Ficha Técnica: Palmeiras x São Paulo
Horário: 16h00 horário de Brasília
Local: Estádio do Mineirão, Belo Horizonte-MG
Árbitro: Bráulio da Silva Machado (SC-FIFA)
Auxiliares: Rodrigo Figueiredo Henrique Correa (RJ-FIFA) e Guilherme Dias Camilo (MG-FIFA)
VAR: Wagner Reway (ES-FIFA)
Transmissão: Globo, SporTV, Premiere
Provável escalação do Palmeiras: Weverton; Rocha, Murilo e Gómez; Mayke, Richard Rios, Zé Rafael, Veiga e Piquerez; Rony e Flaco Lopez.
Provável escalação do São Paulo: Rafael; Rafinha, Arboleda, Diego Costa (Alan Franco) e Welington; Pablo Maia, Alisson e Luciano; Lucas (Ferreirinha), Wellington Rato e Calleri.