Estudiantes conquista Copa Argentina e se garante na Libertadores
Guido Carrillo fez o gol do título do Estudiantes diante do Defensa y Justicia, em La Fortaleza
No jogo único da final da Copa Argentina de 2023, o Estudiantes venceu o Defensa y Justicia por 1 a 0, no estádio La Fortaleza (campo do Lanús), em Buenos Aires, e está garantido na Copa Libertadores da América de 2024.
O solitário gol do duelo, que definiu a vitória do Estudiantes foi marcado por Guido Carrillo, aos nove minutos do segundo tempo, ao aproveitar, bem colocado na área, cruzamento rasteiro da direita de Leonardo Godoy. Após o apito final, dois veteranos atletas do clube anunciaram as suas aposentadorias: o goleiro e capitão Mariano Andújar (40 anos de idade) e o atacante Mauro Boselli (38 anos).
Esta conquista pôs fim a um jejum de 12 anos sem título do “Pincha”. Para erguer o troféu, o Estudiantes teve de passar por rivais tradicionais. Venceu o Independiente nos pênaltis nas oitavas de final, passou pelo Huracán com facilidade nas quartas e deixou o Boca Juniors sem possibilidade de ir para a próxima Libertadores ao eliminá-lo na semifinal.
Com o título, o Estudiantes se tornou o 44° clube garantido na próxima Libertadores. Restam três vagas a serem preenchidas. Os oito brasileiros já estão definidos: Fluminense, São Paulo, Atlético Mineiro, Botafogo, Red Bull Bragantino, Flamengo, Grêmio e Palmeiras.
Os confrontos das primeiras fases eliminatórias serão conhecidos em 19 de dezembro, em sorteio na sede da Conmebol, na cidade paraguaia de Luque.