Segunda Divisão espanhola tem calendário divulgado

 Segunda Divisão espanhola tem calendário divulgado

Bola começa a rolar no dia 11 de agosto para a Segunda Divisão do futebol espanhol e só termina em junho de 2024

A Segunda Divisão espanhola, temporada 2023/2024, terá 22 agremiações representando 12 comunidades autônomas, uma a menos que na passada temporada, já que a Catalunha retorna com o Espanyol, mas as Ilhas Baleares e a Andaluzia saem de cena, após os rebaixamentos de Ibiza e Málaga, respectivamente, para a categoria de bronze do futebol do país.

Com relação a 2022/2023, a segundona do país perde sete clubes: os promovidos Granada, Las Palmas e Alavés; e os descendidos Ponferradina, Málaga, Ibiza e Lugo. Em seus lugares entram os três rebaixados da elite (Espanyol, Valladolid e Elche) e os quatro que sobem da “Primera RFEF” (Alcorcón, Amorebieta, Racing de Ferrol e Eldense). Os que permanecem são: Levante, Eibar, Tenerife, Oviedo, Leganés, Cartagena, Mirandés, Burgos, Real Zaragoza, Huesca, Sporting de Gijón, Racing de Santander, Andorra, Albacete e Villarreal B.

A ‘Real Federación Española de Fútbol’ anunciou o calendário da temporada, que terá como destaque na primeira rodada o duelo entre Valladolid e Sporting Gijón. A competição começa no dia 11  de agosto e irá até o dia 2 de junho, com 42 rodadas. Os dois primeiros garantem o acesso à elite. A última vaga sairá após duas fases de play-offs marcadas para o período entre 9 e 23 de junho de 2024.

Demais jogos da rodada inaugural: Albacete x Espanyol, Amorebieta x Levante, Burgos x Huesca, Cartagena x Eldense, Elche x Racing Ferrol, Mirandés x Alcorcón, Leganés x Andorra, Racing Santander x Eibar, Tenerife x Oviedo, Valladolid x Sporting Gijón e Zaragoza x Villarreal B.

O clube que mais temporadas jogou a Segunda Divisão é o Real Murcia, com 53 participações, além de ser também o que mais vezes foi campeão: oito vezes. Dos que estão na disputa em 2023/2024, ninguém participou mais que o Tenerife, que vai para a sua 45ª. Dos 22 que estão na disputa, somente o Sporting de Gijón jamais esteve na terceirona do país.

Foto: Site oficial da RFEF

Vinicius Fernandes Batista

Brasileiro mais apaixonado pela Espanha que pelo Brasil.

Related post

Leave a Reply