Eldense consegue acesso de forma histórica
Eldense empatou os dois jogos contra o Real Madrid Castilla e também a prorrogação para voltar à Segunda Divisão seis décadas depois
Com o fim da temporada regular da “Primera RFEF” 2022/2023, nome oficial da Terceira Divisão espanhola, dois clubes conquistaram o acesso à “LaLiga SmartBank” 2023/2024, a segundona do país: Amorebieta e Racing de Ferrol.
As outras duas vagas seriam conhecidas nos play-offs. Na primeira “final”, depois de empate por 0 a 0, na ida, o Alcorcón derrotou o Castellón por 2 a 1, de virada, no estádio Municipal de Santo Domingo, localizado em Alcorcón, Comunidade de Madrid.
Neste domingo (25), na segunda decisão, o Eldense, de forma épica, eliminou o Real Madrid Castilla, time B do clube merengue. Após empate por 1 a 1, na ida, no estádio Di Stéfano, em Madri, os dois times voltaram a empatar, no estádio Nuevo Pepico Amat, diante de 4.047 espectadores, na cidade de Elda, na Comunidade Valenciana.
Os visitantes abriram 2 a 0, gols de Rafa Marín, de cabeça, aos 25, após cobrança de falta de Arribas, e Dotor, aos 34 minutos, contando com a falha do goleiro adversário. Nos acréscimos do primeiro tempo, aos 47, em linda cabeçada, Nieto descontou. Carlos Hernández, aos 22 minutos da etapa final, deixou tudo igual e levou o duelo para a prorrogação.
Aos dois minutos do segundo tempo, Arribas, de pênalti, deslocando o goleiro, recolocou o Castilla, comandado pelo eterno ídolo do Real, Raúl González, na frente, porém Juanto, aos nove, decretou a igualdade. Como tinha a vantagem do empate após 120 minutos, o Elda conseguiu o retorno à segundona espanhola, seis décadas depois.
Aliás, o Eldense vem de três temporadas históricas. Em 2021, subiu para a “Segunda RFEF”, o quarto nível nacional. Em 2022 foi para a “Primera RFEF”, o terceiro escalão. E agora em 2023 consegue o acesso à Segunda Divisão. Detalhe: sem perder uma partida sequer em seus domínios.
Foto: Site oficial da RFEF