Leia tudo sobre o Gaúcho de 2023
São 12 clubes na briga pela classificação e contra o rebaixamento no Gaúcho
Com a presença de 12 clubes, o Campeonato Gaúcho de 2023 começou no outro final de semana. Eles se enfrentam em turno único e os quatro melhores avançam ao mata-mata. Já os dois últimos colocados serão rebaixados.
Em caso de igualdade na pontuação, são critérios de desempate: 1) mais vitórias; 2) melhor saldo de gols; 3) mais gols pró; 4) menos cartões vermelhos; 5) menos cartões amarelos; 6) sorteio.
Semifinal e Final serão disputadas em jogos de ida e volta com mando na segunda partida para o time de melhor campanha em toda a competição. Em caso de empate em pontos são critérios de desempate: 1) melhor saldo de gols no confronto; 2) disputa de pênaltis.
Vale vaga na Copa do Brasil, Copa Verde e Série D
Segundo o regulamento da competição, ao CAMPEÃO, ao VICE-CAMPEÃO e ao terceiro colocado do GAUCHÃO IPIRANGA 2023 estarão asseguradas vagas na COPA DO BRASIL/2024″.
Caso o Campeão; Vice-Campeão ou terceiro colocados no GAUCHÃO IPIRANGA 2023, já tenha(m) assegurado(s) ou venham a assegurar vaga(s) através de outra competição na COPA DO BRASIL/2024, a vaga deverá ser destinada ao melhor classificado, observada a ordem de CLASSIFICAÇÃO GERAL.
Ao término do GAUCHÃO IPIRANGA 2023 estarão asseguradas três vagas para a Série “D” do CAMPEONATO BRASILEIRO/2024, vagas essas que serão destinadas às melhores equipes classificadas na
competição, excetuados os clubes já classificados nas Séries “A”, “B”, “C” e “D” do CAMPEONATO BRASILEIRO, por outros títulos e merecimentos.
Pentacampeão começa bem no Gaúcho de 2023
Três das 11 rodadas da primeira fase já foram realizadas, com destaque para o pentacampeão Grêmio, único com 100% de aproveitamento. O time tricolor estreou vencendo o Caxias, fora de casa, por 2 a 1. Na sequência bateu o Brasil de Pelotas por 1 a 0, em casa, e, com reservas, venceu o São José, também por 1 a 0, como visitante.
Demais resultados:
1ª rodada – São Luiz 1 x 1 Ypiranga, Internacional 2 x 2 Juventude, Novo Hamburgo 0 x 0 Avenida, Brasil de Pelotas 1 x 0 Aimoré e Esportivo 1 x 2 São José.
2ª rodada – Juventude 1 x 1 São Luiz, Avenida 1 x 1 Internacional, Ypiranga 3 x 1 Novo Hamburgo, São José 1 x 1 Caxias e Aimoré 0 x 0 Esportivo.
3ª rodada – Internacional 4 x 0 São Luiz, Avenida 1 x 0 Ypiranga, Esportivo 0 x 1 Brasil de Pelotas, Caxias 2 x 1 Aimoré e Novo Hamburgo 0 x 0 Juventude.
Foto: FGF