Real e Athletic estão nas semifinais da Copa do Rei
Real Madrid leva a melhor em dérbi madrilenho pelas quartas da Copa do Rei
A sexta fase da Copa do Rei da Espanha 2022/2023, as quartas de final, com oito clubes na disputa, todos da elite do país, e jogos únicos, teve fim com duas partidas, definindo os dois semifinalistas que farão companhia a Barcelona e Osasuna.
No dérbi madrilenho realizado no Santiago Bernabéu, muito equilíbrio e emoção. Após empate por 1 a 1 no tempo normal, o Real Madrid eliminou o Atlético de Madrid na prorrogação: 2 x 0.
O time visitante foi quem abriu o placar. Aos 19 minutos do primeiro tempo, Koke enfiou uma bela bola para Molina, livre dentro da área, dar um passe certeiro para Morata apenas empurrar para dentro do gol.
No entanto a estrela do Rodrygo brilhou. O brasileiro entrou no decorrer da etapa final e anotou um golaço aos 34 minutos, ao arrancar, driblar quatro jogadores e chutar no canto para surpreender Oblak.
Com o empate no tempo regulamentar, a partida foi para a prorrogação. Aos oito minutos, Savic fez duas faltas em sequência, recebeu cartão amarelo em ambas e acabou sendo expulso.
Com um a mais, o Real passou a pressionar e aos 13 minutos, Asensio tabelou pela direita com Nacho e cruzou para Vini Jr., que furou, mas a bola sobrou açucarada para Karim Benzema chapar de pé direito para o fundo das redes e virar o marcador.
Nos acréscimos do segundo tempo da prorrogação, Vini Jr. carregou desde o campo de defesa, se infiltrou na defesa do Atleti e chutou rasteiro no canto para fechar a conta.
Athletic Bilbao vence fora de casa e avança na Copa
No estádio Mestalla, na revanche da semifinal da última edição, o Valencia, atual vice-campeão, fez feio diante de sua torcida e acabou derrotado e eliminado pelo Athletic Bilbao: 1 x 3.
Os visitantes saíram na frente com Muniain aos 35 minutos, mas aos 41, De Marcos, contra, deixou tudo igual. Ainda antes do intervalo, logo no ataque seguinte, Nico Williams voltou a dar vantagem aos ‘Leones’. Aos 29 minutos da segunda etapa, Vesga converteu pênalti e deu números finais ao jogo.
Sem conquistar a Copa do Rei desde 1984, o Athletic é o segundo maior vencedor, com 23 títulos, atrás apenas do Barcelona, que tem 31. Além disso, disputou cinco finais desde 2009 (foi vice em 2020 e 2021) e alcançou as semifinais nas últimas quatro temporadas.
Copa do Rei da Espanha teve quatro campeões diferentes nas últimas edições
Nas últimas quatro edições do torneio, foram quatro campeões diferentes: Valencia (2018/19), Real Sociedad (2019/20), Barcelona (2020/21) e Betis (2021/22).
O Real Madrid não levanta a taça desde a temporada 2013/14. Já o Osasuna jamais foi campeão, perdendo a única final que disputou.
Imagem: Federação Espanhola de Futebol