Deportivo Pereira conquista Campeonato Colombiano
Após 72 participações na elite, Deportivo Pereira enfim celebra seu título inédito
Na partida de volta da final do “Torneo Finalización”, o Campeonato Colombiano do segundo semestre de 2022, o Deportivo Pereira venceu o Independiente Medellín, nos pênaltis.
Após empate por 1 a 1 na ida, quem ganhasse o duelo de volta, realizado no estádio Hernán Ramírez Villegas, na cidade de Pereira, ficaria com a taça. 30 mil torcedores abarrotaram o local.
E o time aurirrojo entrou para a história. Pela primeira vez em seus 78 anos de idade, o Deportivo Pereira, que chegou a cair para a Segunda Divisão e só retornou oito anos depois, em 2019, fez a festa dos 460 mil habitantes da cidade do interior colombiano.
Deportivo Pereira melhor com a bola rolando
Durante os primeiros 45 minutos, o Deportivo Pereira finalizou 12 vezes, sendo quatro no alvo, enquanto o DIM não chutou uma vez sequer ao gol.
No segundo tempo, o Medellín tentou ser mais ofensivo e passou a rondar a área adversária, porém o goleiro Harlen Castillo apareceu bem nas três chegadas dos visitantes.
Aos poucos, o Pereira voltou a ter o domínio da posse de bola (terminou com 70%), mas não conseguiu superar o sistema defensivo do “Poderoso de la Montaña”, que fechou bem os espaços durante todo o tempo.
Penalidades máximas definem o campeão inédito
Assim, a definição do campeão saiu nos pênaltis. Castillo pegou o chute de Andrés Cadavid, mas Carlos Ramírez também desperdiçou. Adrián Arregui também parou em Castillo. Leo Castro, Hernández Chávez, Maicol Medina, Felipe Pardo e Juan Pablo Zuluaga acertaram.
Então veio a última série. Cristian Marrugo empatou e Leider Berrío balançou as redes para dar o triunfo por 4 a 3 e o primeiro título de sua história aos “Matecañas”, em sua 72ª participação na elite.
Após terminar a fase regular na quinta colocação, o Deportivo Pereira surpreendeu e foi o primeiro colocado em seu quadrangular, antes dos dois empates na final. Ao todo foram 13 vitórias, sete empates e oito derrotas. Agora a Copa Libertadores da América o espera.
Foto: Twitter oficial do Deportivo Pereira