Veja o retrospecto da Costa Rica nas outras Copas

 Veja o retrospecto da Costa Rica nas outras Copas

Selecionado costarriquenho surpreendeu e chegou longe em 2014

A Copa do Mundo de 2022, no Catar, está em andamento e a Costa Rica faz sua estreia nesta quarta-feira (23), contra a Espanha, no estádio Al Thumama, em Doha.

Nas outras 21 edições do Mundial, os costarriquenhos estiveram presentes em cinco, sendo as últimas duas de forma consecutiva.

Costa Rica conseguiu vencer um jogo de Copa já em sua primeira participação

A Costa Rica disputou sua primeira Copa do Mundo em 1990, na Itália, ficando no Grupo C. E já na estreia surpreendeu, vencendo a Escócia por 1 a 0. Coube a Cayasso marcar o primeiro gol do seu país em Mundiais.

No entanto, na sequência, perdeu para o Brasil, pelo mesmo placar, só que na última rodada, contra a Suécia, ganhou por 2 a 1, de virada, gols de Flores e Medford, avançando às oitavas de final, quando foi goleada pela Tchecoslováquia por 4 a 1, gol de González.

Costa Rica voltou a enfrentar o Brasil em 2002

Depois de ficar de fora em 1994 e 1998, a Costa Rica voltou na Copa do Mundo seguinte, em 2002, na Japão e na Coreia do Sul, novamente no Grupo C e com o Brasil na chave.

Na estreia, vitória por 2 a 0 sobre a China, gols de Gómez e Wright. Na segunda rodada, empate por 1 a 1 contra a Turquia, gol de Parks.

Por fim, acabou goleada pelo Brasil, na última rodada: 2 x 5. Wanchope e Gómez marcaram os gols da seleção centro-americana, que foi eliminada pelos turcos no saldo de gols.

Em 2006, na Alemanha, uma campanha muito ruim, com três derrotas em três partidas. No entanto teve o privilégio de fazer o jogo de abertura do Mundial, perdendo por 4 a 2 para a seleção da casa. Em seguida, 0 x 3 Equador e 1 x 2 Polônia. Wanchope (2) e Gómez anotaram os tentos costarriquenhos.

Costa Rica surpreende campeões mundiais em 2014

Depois de não se classificar para 2010, a Costa Rica voltou em 2014, no Brasil, e caiu num grupo com três campeãs mundiais. Tida como saco de pancadas, surpreendeu e acabou invicta no Grupo D, na primeira posição: 3 x 1 Uruguai, 1 x 0 Itália e 0 x 0 Inglaterra.

Nas oitavas de final, diante da Grécia, precisou dos pênaltis para vencer por 5 a 3, após empate por 1 a 1 no tempo normal e 0 a 0 na prorrogação. Nas quartas, contra a Holanda, acabou eliminada, também nas penalidades máximas: 3 x 4, após tempo normal e prorrogação com placar em branco.

Bryan Ruiz foi o artilheiro, com dois gols. Campbell, Ureña e Duarte anotaram os outros tentos costarriquenhos.

Por fim, na última Copa, na Rússia, em 2018, de novo teve o Brasil pela frente, no Grupo E. Estreou perdendo por 1 a 0 para a Sérvia, foi batida por 2 a 0 pela seleção brasileira e empatou por 2 a 2 contra a Suíça, gol de Watson e um contra de Sommer.

Veja os números gerais

Assim, a Costa Rica, há cinco jogos sem vencer em Copas do Mundo, tem ao todo cinco vitórias, cinco empates e oito derrotas em 18 partidas, marcando 19 gols e sofrendo 28.

Em 31º lugar no Ranking das Copas, com 20 pontos somados, o país da América Central pode ser ultrapassado por Camarões (19), Gana (15), Arábia Saudita (14), Equador (13), Senegal (12) e Marrocos (11). No entanto pode deixar para trás Japão (20), Nigéria (21 e que não participa em 2022), Coreia do Sul (27) e Romênia (29 e que não participa em 2022).

Foto: Twitter oficial da FCRF

Esportes Mais

Facebook

Vinicius Fernandes Batista

Brasileiro mais apaixonado pela Espanha que pelo Brasil.

Related post

Leave a Reply